https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/issue/feed Baraquitã: Revista de Letras e Artes 2024-08-17T20:15:43+00:00 Suellen Cordovil da Silva suellen@unifesspa.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Baraquitã: Revista de Letras e Artes</strong> é uma revista de publicação eletrônica do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com periodicidade semestral, que tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e outros conteúdos produzidos por seus estudantes e professores, além de pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, na grande área de Linguística, Letras e Artes. O título da revista foi baseado num momento histórico dos primeiros pesquisadores e professores do ILLA no início da década de noventa. <strong>Baraquitã</strong> busca receber e publicar textos e demais colaborações que contribuam para a formação intelectual e a reflexão crítica dos nossos alunos, professores e demais leitores,&nbsp;promovendo o diálogo interdisciplinar entre os cursos de graduação em Artes Visuais, Letras/Inglês e Letras/Português do ILLA/Unifesspa, em suas conexões com os diversos campos do saber. <strong>A revista</strong>&nbsp;é um periódico semestral, que tem por finalidade a divulgação de artigos, traduções, resenhas, entrevistas, depoimentos, testemunhos, ficção e outras fontes documentais relevantes para os estudos dos alunos de graduação, mestrado e doutorado de Letras e Artes no âmbito regional, estadual e nacional, conforme expresso em seu editorial, e publica textos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão.&nbsp;Os conceitos e afirmações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, assim como a(s) imagem(ns) inserida(s) e outros elementos referenciados nas colaborações.</p> https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2864 Description and analysis of Websites for learning listening skills 2024-08-16T23:14:20+00:00 Rafisa Amin Furtado rafisaaminn@gmail.com Ewerton Gleison Lopes Branco ewerton@ufpa.br <p>Este artigo tem como objetivo descrever e analisar dois websites que podem contribuir na aprendizagem de habilidades de compreensão oral da língua inglesa como língua adicional. As ferramentas conhecidas como “tecnologias da informação e comunicação” - TICs ajudam nesse processo, usadas de forma autônoma ou como recurso possível em sala de aula. O objeto de pesquisa para a análise e discussão foram os websites “Britishcouncil.org” e “Lyrics training.com”, selecionados com base nos critérios indicados por Ana Amélia Amorin Carvalho (2006) para caracterizar um site como “educativo”. A pesquisa utiliza a metodologia analítico-descritiva ao investigar cada site e elementos presentes neles.&nbsp; A fundamentação teórica é com base nos estudos de Ana Amélia Amorin Carvalho (2006), Artur André Martinez Campos (2008) e Ana Paula Domingos Baladeli (2013). Os resultados das análises apontam que os sites <em>Britishcouncil</em> e <em>Lyricstraining</em> possuem as características abordadas por Carvalho (2006), tendo o primeiro todos os elementos listados pela autora, enquanto o último possui a maior parte dessas características, entretanto, isso não se torna um empecilho para a aprendizagem do estudante na língua adicional.</p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2851 The use of technology in educational contexts: The platforms Zoom and Meet as tools for supporting synchronous online teaching 2024-08-16T23:14:21+00:00 Deise Carvalho Silva deisepri.2000@gmail.com <p>O uso da tecnologia em tempos de pandemia tem sido uma forma educacional indispensável para manter o vínculo com os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar o uso das ferramentas tecnológicas em um contexto de ensino remoto durante o período pandêmico, descrevendo as plataformas Google Meet e Zoom e relacionando assim com obras e pensadores que abordaram os meios de interação. O método de pesquisa abordado é o estudo de caso descritivo, a leitura de material teórico e relato de experiência. Pautado em pesquisa bibliográfica, este estudo está fundamentado na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky (1978), o qual teve uma importante contribuição no estudo da capacidade cognitiva e linguística dos alunos priorizando a interação, além de Walker e White (2013) no que concerne a tecnologia. Finalmente, com base nos resultados da comparação entre as duas plataformas, observa-se que embora as duas possam ser um meio de interação, o Google Meet oferece mais tempo de uso, é mais barato e parece ser mais seguro</p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2340 Dos estudos da tradução à Linguística Aplicada: Recontextualização de um corpus musicalizado 2024-08-16T23:14:22+00:00 Silvia Helena Benchimol-Barros silviabenchimol@hotmail.com <p>Este estudo tem como objetivo propor uma atividade de aprendizagem ao contexto de ensino de língua estrangeira baseado em um modelo de didatização da tradução de &nbsp;<em>Mother knows best</em> [Sua mãe sabe mais], canção que compõe a trilha sonora do longa-metragem de animação da Disney (2010) com o título original Tangled [Enrolados]. A didatização, neste trabalho, é concebida como transposição de um produto tradutório para uma atividade de ensino de língua inglesa que faz uso da via &nbsp;analítico-crítico-reflexiva utilizando a análise comparativa e a consciência linguística de elementos lexicais culturalmente marcados. Na sequência, o modelo sugere possibilidades de desdobramento prático. O corpus de análise foi disposto em colunas paralelas contendo fragmentos da canção, expressões idiomáticas e outros itens lexicais com suas respectivas traduções, seguida de três etapas de didatização. As referências teóricas &nbsp;ancoram-se nos estudos de Bassnett (1991) em relação às questões de implicação cultural nos processos tradutórios, Nord (1997, 2017) em relação aos princípios funcionalistas da tradução, Nida (1991) com referência às noções de equivalência e Chesterman no que tange às estratégias de tradução (1997).</p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2344 O Ensino do Gênero discursivo biografia pela Estrutura Potencial do Gênero (EPG): Um relato de experiência sobre uma teoria pouco falada 2024-08-16T23:14:23+00:00 Gabriel Magalhães Siston gabrielsiston1@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato tem como objetivo compartilhar reflexões acerca da utilização da Estrutura Potencial do Gênero (EPG), uma teoria sistêmico-funcional para análise de gêneros discursivos, como recurso de ensino da língua portuguesa. Neste trabalho, optou-se por trabalhar com o gênero biografia, ao qual analisamos os resultados alcançados durante a regência com turmas do terceiro ano do ensino médio. Essa experiência foi vivenciada durante a prática do estágio supervisionado II, requisito obrigatório e componente curricular do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, do Instituto Federal do Espírito Santo, </span><em><span style="font-weight: 400;">campus</span></em><span style="font-weight: 400;"> de Venda Nova do Imigrante. O estágio ocorreu em uma unidade de ensino estadual do Espírito Santo em Venda Nova do Imigrante, no período de março a maio de 2023. Ao todo, alcançaram-se quarenta e cinco atividades (47) realizadas em grupos de três a quatro pessoas, as quais apenas vinte e nove (29) realizaram a estrutura: </span><strong>No</strong><span style="font-weight: 400;">&gt;(Dt)&gt;</span><strong>Pr&gt;Lg’*&gt;Ce&gt;</strong><span style="font-weight: 400;">(For)&gt;</span><strong>Or</strong><span style="font-weight: 400;">&gt;(Hb)&gt;</span><strong>Ob&gt;</strong><span style="font-weight: 400;">(Esc)&gt;(Div)&gt;(Col). Por meio dessa investigação, evidenciou-se que a atividade possui um grau de complexidade alto, já que dezoito (18) grupos não conseguiram realizar a fórmula do gênero, mesmo que conseguindo identificar enunciados com sentidos diferentes. Ficou evidente a predileção dos alunos pelas mesmas biografias, provavelmente por estrutura do texto mais acessível à sua leitura. Por fim, justifica-se essa experiência pela legitimação do texto como material de estudo.</span></p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2347 Tradução interlingual de fábulas para o ensino de português escrito como segunda língua 2024-08-16T23:14:22+00:00 MÁRCIA MONTEIRO CARVALHO mmcarvalho@ufpa.br Adrielly de Kássia Silva da Silva adriellykassia495@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem por objetivo promover a inclusão de discentes surdas e surdos de escolas públicas. Tendo como base teórica os estudos de Quadros (2004); Dizeu e Caporali (2005) que investigam a língua gestual-visual, ou seja, língua de sinais, sua importância no processo de construção da pessoa surda e sua definição como língua da comunidade surda brasileira. Esta pesquisa também expõe a necessidade de profissionais Tradutores e Intérpretes de língua de sinais no sistema educacional. A partir de Lacerda (2009, 2013); Fernandes e Rios (1998) enfatizamos que há carência, não somente no ambiente escolar, mas em vários espaços sociais. Como proposta pedagógica foi sugerida uma Sequência Didática Comentada (SDC) para trabalhar o ensino do gênero textual fábula o qual visa contribuir com o ensino do Português escrito para discentes surdas. Esta proposta envolve a Tradução Interlingual Português-Libras de uma fábula infanto-juvenil ressaltando a importância do trabalho com a Literatura Surda como recurso pedagógico a favor da inclusão nas escolas favorecendo o resgate da história e da cultura surda.</span></p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2301 Os estudos das estratégias argumentativas do gênero redação do Enem 2024-08-17T20:15:43+00:00 Renan Lucas Israel Nascimento da Silva prof.renanlucas@gmail.com <p>O presente trabalho tem por objetivo, em linhas gerais, investigar a argumentação no gênero redação do Enem, verificando, classificando e analisando as naturezas e as estratégias argumentativas utilizadas pelos produtores dos textos aqui analisados. Para fins metodológico, este estudo é de uma abordagem qualitativa, apoiada em um estudo de casos, que utilizou duas produções textuais, sob o tema de “Caminhos para combater às fake News”, de alunos&nbsp; que participaram de um espaço formativo no centro de inclusão produtiva (CIP) no município de Ananindeua-PA, ancorados na temática da redação do Enem em 2022 e que configurou ação das atividades desta pesquisa. Para tanto, os textos foram analisados e confrontados com os pressupostos teóricos adotados para este estudo Possenti (2017), Cantarim, Bertucci e Almeida (2017) e Silva (2022). A investigação identificou as naturezas e estratégias, as quais foram abordadas dentro dos espaços de formação, na produção textual dos referidos alunos, assim, comprovando a hipótese de que as estratégias foram utilizadas e eficazes para a defesa do ponto de vista no ato elocucionário. O estudo concluiu que os alunos utilizaram várias estratégias argumentativas em seu texto, as quais deram a consistência e coerência da sua argumentação, uma vez que tais contribuem na organização lógica dos pensamentos, sendo assim, sua ausência poderia implicar em diversas problemáticas de textualidade.</p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Baraquitã: Revista de Letras e Artes