Breves reflexões jurídicas sobre a investigação de crimes ambientais na Amazônia e os desafios da proteção de Direitos Humanos de terceira dimensão
Palavras-chave:
Cadeia de Custódia, Direitos Humanos, Crimes Ambientais, Amazônia, Imagens satelitaisResumo
O presente artigo visa analisar a efetividade do instituto da Cadeia de Custódia previsto no Código de Processo Penal brasileiro em relação à investigação de crimes ambientais na Amazônia, com ênfase nos desafios da proteção aos Direitos Humanos de terceira dimensão (meio ambiente ecologicamente equilibrado) na Amazônia. Esta pesquisa buscará propor o alinhamento do Direito Processual Penal com os critérios de ordem técnica atinentes ao Direitos Humanos. Com isso, este trabalho torna-se relevante para a ciência jurídica pois analisará a problemática da interoperabilidade entre as entidades de fiscalização administrativa e os sistemas de justiça que buscam a reparação em âmbito civil ou punição em âmbito penal. Por objetivos específicos, buscar-se-á investigar a natureza jurídica da Cadeia de Custódia e os desafios técnicos do uso de imagens satelitais nesse instituto como meio de prova, bem como realizar a análise dos protocolos que buscam a promoção de Direitos Humanos de terceira dimensão, propor sugestões para aprimoramentos legislativos no âmbito desta pesquisa. Metodologicamente, o trabalho está estruturado em dois capítulos principais, seguindo a abordagem descritiva e qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica e análise de dados técnicos.
Referências
CAPEZ. Fernando. Curso de Processo Penal. 30º ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2023.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, RJ, 10 out. 1941. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em 16 set. 2024.
BRASIL. Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). Metodologia utilizada nos sistemas PRODES e DETER. 2º ed. São Paulo: INPE. Disponível em: http://mtc-m21d.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21d/2022/08.25.11.46/doc/publicacao.pdf Acesso em: 24 de set. 2024.
BRASIL. Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). DETER. Coordenação-Geral de Observação da Terra - INPE. Disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/deter/deter. Acesso em: 24 de set. 2024.
BRASIL. Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). PRODES - Amazônia. Coordenação-Geral de Observação da Terra - INPE. Disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes. Acesso em: 24 de set. 2024.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal – volume único. 3º ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022.
PRADO, Geraldo. Breves notas sobre o fundamento constitucional da cadeia de custódia da prova digital. Revista Consultor Jurídico, 26 de jan. 2021. Disponível em: https://geraldoprado.com.br/artigos/breves-notas-sobre-o-fundamento-constitucional-da-cadeia-de-custodia-da-prova-digital/. Acesso em 22 de set de 2024.
GARCIA, Bruna Pinotti. DE LAZARIA, Rafael. Manual de Direitos Humanos. Vol. Único. 1º ed. Salvador: JusPodvim, 2014.
SCALOPPE, Luiz Alberto Esteves; NUNES, Rafael Vieira; e DA COSTA, Maria Fernando Corrêa. Uso de imagens orbitais (satélite) como prova pericial em processos judiciais no brasil. Revista Humanidades & Inovação, 20 de Set. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7917. Acesso em 25. de set. 2024.