https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/issue/feedIMPACT projects2024-12-30T19:56:45+00:00CLÁUDIA VASCONCELOSclaudia.vasconcelos@unifesspa.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>IMPACT <em>projects</em></strong> do Grupo de Pesquisa, Paisagem Urbana e Sistemas Construtivos (PUSC), possibilita a divulgação de projetos que impactam o campo acadêmico e do mercado de trabalho. O periódico possui as seguintes abrangências: construtiva, tecnológica, inovadora, social, econômica, ambiental, profissional, extensão, pesquisa e ensino. Esse espaço está voltado para disseminação e valorização de ações impares voltadas à popularização da ciência. O periódico está enquandrado na área temática Ciências Físicas, Tecnológicas e Multidisciplinar, com conteúdo de acesso livre e gratuíto, facetado nas seguintes grandes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Interdisciplinar. A <strong>IMPACT <em>projects</em></strong> possui registro ISSN 2764-9725 e publica seus artigos com o registro de DOI 10.59279.</p> <div><span style="font-family: tahoma, sans-serif;">Criada em <strong>outubro/2022</strong></span></div> <div><span style="font-family: tahoma, sans-serif;">ISSN <strong>2764-9725</strong></span></div> <div><span style="font-family: tahoma, sans-serif;">DOI<strong> 10.59279</strong></span></div> <div><span style="font-family: tahoma, sans-serif;">INSTA<a href="https://www.instagram.com/impact.unifesspa/"><strong> @impact.unifesspa</strong></a></span></div>https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2889PATOLOGIAS EM ESTRUTURA DE CONCRETO: CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTOS2024-12-21T11:45:24+00:00Ana Lúcia de Matos Sampaioana_lucia_ms@yahoo.com.br<p>Este trabalho mostra os tipos de patologias em estruturas de concreto, apresentando suas causas, medidas de prevenção e tratamentos para o prolongamento da vida útil da edificação. O objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que originam as patologias em suas fases de concepção da estrutura, desde a elaboração do projeto, erros de execução, falta de qualidade dos materiais empregados, que são apontados como as principais causas das patologias nas estruturas levando assim a diminuição da vida útil da edificação. A avaliação das causas que levam a estrutura à deterioração, pode evitar problemas futuros com relação e perda de desempenho. As soluções utilizadas para reparar as patologias de estruturas de concreto, deve considerar medidas para evitar o colapso.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2918ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS NO CONTEXTO PARAENSE, SOB O ÂMBITO DE ABORDAGENS SUSTENTÁVEIS: ECONOMIA CIRCULAR E UPCYCLING2024-12-09T16:43:29+00:00Paula Soarespaula.soares@unifesspa.edu.brCláudia Vasconcelosclaudia.vasconcelos@unifesspa.edu.br<p>À frente dos significativos desafios sociais e ambientais, as abordagens que apresentam viés de sustentabilidade, emergem como uma necessidade de ampla discussão e aplicabilidade, dessa maneira, este artigo tem como objetivo descrever sobre estratégias sustentáveis que podem ser vinculadas à gestão de resíduos têxteis no contexto paraense, com ênfase para a Economia Circular e <em>Upcycling</em>. Através da revisão bibliográfica, pesquisa documental e a aplicação de formulário virtual no <em>Google Forms</em> foi possível avaliar qualitativamente e quantitativamente as instabilidades que estão intrinsecamente relacionadas ao baixo percentual de conhecimento acerca dos conceitos base do objeto de estudo do artigo, bem como aferir as fragilidades/inconsistências no campo normativo, que estão intrinsecamente relacionadas ao baixo gerenciamento dos resíduos têxteis no Pará.</p> <p> </p> <p> </p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2928A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LEITURA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TEFÉ-AM2024-12-23T19:37:44+00:00Ana Paula Dionízio Ferreiraanapauladionisioferreira4608@gmail.com<p>O presente artigo foi produzido como trabalho de conclusão do curso da pós-graduação em Educação Fundamental, com o objetivo de analisar a importância da leitura nas escolas de ensino fundamental, estudo de caso uma Escola Municipal localizada no município de Tefé-AM. A metodologia da pesquisa compreendeu aplicações de questionários entregues a uma professora e uma gestora da escola. O trabalho também foi fundamentado em pesquisa bibliográfica, em revistas eletrônicas especializadas, além de consulta em bibliotecas virtuais de universidades brasileiras, bem como publicações físicas. O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira, procurou-se conceituar a leitura; e a segunda, buscou-se descrever sobre a importância da leitura na escola. O resultado da pesquisa apontou a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, utilizando diversos aspectos, como por exemplo o conhecimento prévio. Assim, ressaltou-se a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que possa compreender realmente aquilo que lê.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2929ESTÁGIO SUPREVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE HISTÓRIA EM TEFÉ-AM2024-12-23T19:49:48+00:00Delvani da Silva Barrosodelvanisilva459@gmail.com<p>Este artigo foi resultado de uma experiência acadêmica no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID. O estudo articulou reflexões e análises sobre o curso de História, com abordagens de experiências e contribuições relativas ao processo de formação docente, durante o período de prática em duas Escolas Estaduais no município de Tefé-Am. O resultado do trabalho possibilitou a articulação do projeto PIBID e suas contribuições para o desenvolvimento das atividades exigidas na disciplina de estágio supervisionado que é obrigatória no processo de formação docente.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2930A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º AO 9º ANO2024-12-23T20:02:28+00:00Filomena do Carmo Nevesfiloneves5@gmail.com<p>O artigo analisou a importância dos gêneros textuais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no processo de aprendizagem. O estudo foi relevante para avaliar os gêneros textuais como pontos principais para o aprimoramento da leitura e escrita, assim como outros fatores e habilidades que colaboram para um crescimento educacional, profissional e social do aluno. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa com os professores para sistematização de relatos de experiências vivenciadas em sala de aula, a fim de obter informações sobre o potencial de gêneros textuais para a aprendizagem significativa do aluno. A método utilizado foi a pesquisa aplicada de cunho qualitativo, bem como a pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. A pesquisa usou os seguintes instrumentos: coleta de dados e questionário com questões fechadas. Os resultados obtiveram a análise dos dados organizados a partir das respostas coletadas dos docentes. Dessa maneira, o artigo pôde relatar reflexões relevantes para o âmbito educativo e o meio social, tendo em vista a comprovação de que os gêneros textuais propiciam ao aluno uma diversidade de habilidades e de desenvolvimento da aprendizagem tanto na vida escolar como social.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2932RESPEITO NÃO TEM COR, TEM CONSCIÊNCIA: AÇÃO AFIRMATIVA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL WENCESLAU DE QUEIROZ2024-12-24T18:31:55+00:00Nilton Carlos Ferreira de Souzaniltonsouzaprofessor@gmail.com<p>Este artigo trata-se de uma reflexão sobre o combate ao racismo na escola a partir de ações afirmativas que valorizem a cultura negra. O trabalho apresenta o processo de planejamento, desenvolvimento e resultados obtidos mediante a execução do projeto interdisciplinar Respeito não tem cor, tem Consciência. Esse projeto foi realizado na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz submetido e aprovado para participação da I Feira Pedagógica Afro-Brasileira da cidade de Tefé-AM, em comemoração ao dia da Consciência Negra. O objetivo deste estudo foi promover um espaço de escuta e debate sobre o legado da cultura negra para a sociedade brasileira, bem como de respeito à diversidade e o combate ao preconceito racial. A fundamentação conceitual deste estudo e suas análises foi baseada em pesquisa bibliográfica e documental. O resultado pôde contribuir na formação de estudantes mais conscientes, críticos e participativos em relação a identidade e igualdade racial, com valorização dos povos sua negritude.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2934ÁBACO E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ADULTOS E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 2024-12-30T19:04:51+00:00Mayanne Brenda de Souza Siqueiramayannebrenda2002@gmail.comRenata Lourinho da Silvarenatasilva@unifesspa.edu.brOsmar Tharlles Borges de Oliveiraosmar.borges@unifesspa.edu.br<p>Este artigo apresenta o ábaco como um objeto lúdico para o ensino de matemática, que pode contribuir com o desenvolvimento cognitivo das crianças, também, auxilia no neurodesenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e, portanto, é um importante recurso didático, que promove a diversidade e inclusão, sendo destinado para todos(as) públicos e idades. Nesse sentido, o objetivo é evidenciar a contribuição do ábaco no ensino de matemática para Adultos e crianças com TEA. A metodologia é qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso, para as análises reflexivas dos dados observados na manipulação do ábaco, utilizou-se do construtivismo Piagetiano. Os resultados apontam, que o ábaco contribui de forma lúdica e prazerosa para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, possibilitando a compreensão e auxiliando no desenvolvimento cognitivo, social, cultural dos alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos e com TEA.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2925O USO DE MÍDIAS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE TEFÉ-AM2024-12-21T13:17:17+00:00Jeice Makewitzjeicemakewitz@hotmail.com<p>O artigo apresenta a divulgação do trabalho desenvolvido a partir de aulas com uso de recursos digitais, como mecanismos facilitadores que possibilitam avanços no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho foi propor estudos no ambiente escolar desde a educação infantil até ao 5º ano do ensino fundamental na cidade de Tefé-AM, para a viabilidade da sua inserção na lógica digital. O resultado da pesquisa constatou que o sujeito estabelece novas relações de conhecimento, com depuração, reflexão e apropriação da aprendizagem, a partir do uso de recursos de mídias, plataformas digitais e <em>internet.</em> Essa apropriação da tecnologia, seja do professor ou do aluno, vai além de ser um mero recurso, pois se torna um meio de construir novos níveis de conhecimento e o exercício da cidadania. O ato de ensinar exige a compreensão que a educação é uma forma de intervir na sociedade, de modo mais consciente e voltada para o bem estar coletivo.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2927ASPECTOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA2024-12-21T14:29:17+00:00Naiandra Samara Queiroz Nobrenaiandra.nobre@gmail.com<p>Este estudo aborda as metodologias no ensino de Língua Portuguesa, observando as novas metodologias, para o desenvolvimento reflexivo e autocritico. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência da didática como meio facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível uma análise da prática docente que descende de modalidades inovadoras, com o uso de tecnologia, identificando as vantagens e desvantagens e mecanismos que tendem a viabilizar a qualidade do ensino. Esta pesquisa qualitativa apoiou-se em revisão bibliográfica especializada, bem como na vivência e em atividade de observação. O resultado do estudo mostrou que o ensino de Língua Portuguesa deve acompanhar os avanços no processo de leitura, sendo um sistema de informação e comunicação benéfico às práticas em sala. Dessa maneira, o aprimoramento do mecanismo de construção do conhecimento deve ser constante e nunca estanque, para que o espaço escolar permaneça em evolução, ou seja, buscando atender as expectativas da sociedade, observando seu contexto histórico.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2926POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS: O DESAFIO DO GESTOR CONTEMPORÂNEO NA CIDADE DE TEFÉ-AM2024-12-21T13:54:40+00:00Ana Cristina Teixeira Correiaanacristinateixeiracorreia@gmail.com<p>Neste artigo buscou-se fazer uma reflexão sobre a inclusão e levantar questionamentos que possam aproximar, cada vez mais, teoria à prática, pois pretende-se contribuir para o aprofundamento da educação inclusiva no ensino regular. A analise observou certa negligencia das políticas públicas na implementação de ações que possibilitem melhor adequação ao ensino regular para atendimento de parâmetros mínimos para a inclusão. O paradigma dessa inclusão requer ao menos a não exclusão escolar, a partir de ações que garantam o acesso e permanência do estudante com deficiência no ensino regular. A segregação tem ocorrido de modo forte e ainda recorrente nas escolas, as dificuldades e os desafios enfrentados, acabam por reforçar a manutenção de espaços escolares especializados. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvérsias dessa inclusão, considerando o papel do professor e da escola, que devem trabalhar com a homogeneidade, o suporte e o acolhimento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica e documental sobre a relação entre a gestão escolar e a proposta de educação inclusiva. A escola regular vem recebendo estudantes com deficiência, porém como fica a relação entre a gestão escolar, professores, educação inclusiva e dispositivos legais? A educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar, nesse contexto, a sociedade demanda pela democratização e transformação das escolas.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2931SINAIS QUE VEM DO SUL...2024-12-23T20:38:26+00:00Júlio Magalhãesjuliomagalhaes@protege-engenharia.com.br<p style="margin: 0cm 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O artigo teve por escopo realizar uma análise por meio dos ciclos de cheia e vazante do Rio Negro para vítimas de desastres socioambientais na cidade de Manaus-AM. O objetivo foi identificar elementos e características dos fenômenos naturais que ocasionaram situações de desastres mediante a enchente. No estudo foram analisados os casos que superaram a cota 28m deixando a cidade parcialmente debaixo d’água. Como resultado, obteve-se as curvas de precipitação, de cota, a fim de analisar a relação temporal e o impacto ambiental. A escolha da região para o estudo buscou o mapeamento das cheias, com ênfase nos bairros banhados pelo Igarapé do Mindu e o Rio Negro. Desse modo, o trabalho conseguiu analisar o comportamento desses corpos hídricos ao longo dos últimos anos.</span></p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2906INTEGRANDO AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA E DESIGN SISTÊMICO EM ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR NO BAIRRO CONFISCO, BELO HORIZONTE-MG2024-12-21T12:36:29+00:00Kátia Andréa Carvalhaes Pêgokatia.pego@uemg.brAndréa Franco Pereiraandreafranco@arq.ufmg.br<p>O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo é investigar a viabilidade socioambiental da implantação de um biodigestor, ativado por Resíduos Sólidos Urbanos Domésticos Orgânicos, com vistas à geração de energia elétrica no Bairro Confisco, uma das regiões mais vulneráveis aos efeitos da crise climática em Belo Horizonte-MG. A metodologia adotada buscou integrar o método de Avaliação do Ciclo de Vida e os princípios do Design Sistêmico. Sob a abordagem não linear deste último, foi possível vislumbrar as relações entre atores sociais do Bairro, bem como a interação de atores institucionais locais. Diante disto, foram definidos o objetivo e o escopo, incluindo as fronteiras do sistema do biodigestor. Como resultado, apresenta-se o Inventário do Ciclo de Vida, elaborado a partir do desenvolvimento do modelo conceitual do sistema, no qual foram considerados os processos envolvidos e a quantificação de suas entradas e saídas, que subsidiam a avaliação dos impactos em andamento.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projectshttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/2933A UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS INTERIORES DO BRASIL2024-12-24T20:23:16+00:00Mateus Gonçalves de Oliveiramateus.oliveira@unifesspa.edu.br<p>A revista IMPACT projects vem desenvolvendo contribuição decisiva desde 2022 na divulgação de pesquisa nas regiões Sul e Sudeste do Pará. Sua missão é contribuir com a difusão do conhecimento na região Norte do País, em especial na Região Amazônica. Como toda Revista que se propõe a iniciar o trabalho de reunir conhecimento desenvolvido em suas temáticas ou áreas de abrangências, o começo não é fácil, por vezes até quase impossível de transpor barreiras, desconfianças e desafios. Esta é a sétima edição da revista IMPACT projects, contrariando todas as desconfianças impostas nesse contexto. Assim, nesta edição constam artigos de autores que acreditam no espaço aplicado ao compromisso com a pesquisa e o exercício da profissão.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 IMPACT projects