INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A HORTA MANDALA DO ACAMPAMENTO HUGO CHÁVEZ

  • José Sávio Bicho de Oliveira Unifesspa
  • Ujeffesson Marques Silva
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Educação em Ciências e Matemática, Cultura, Conhecimento

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar uma intervenção interdisciplinar de ensino de ciências e matemática por meio da horta mandala no Acampamento Hugo Chávez (Marabá-PA). A pesquisa ocorreu na turma de 8º e 9º ano multisseriado do ensino fundamental, totalizando 10 alunos. Trabalhamos com construção de uma maquete, atividades de ensino da área do círculo, adubação do solo, tipos de solo, trazendo/destacando essa relação da interdisciplinaridade. Percebemos a necessidade de se trabalhar os conteúdos por meio de uma prática diferenciada, ou seja, trabalhando os conteúdos partindo de uma necessidade ou fenômeno presente na comunidade, com um olhar de diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-12
Visualizações
  • Artigo 344