https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/issue/feedMostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPA2020-07-20T12:01:14+00:00Ronaldo Barros Ripardomocisspa@unifesspa.edu.brOpen Journal Systems<p>A MOCISSPA é um projeto do PPGECM/UNIFESSPA que tem como objetivo estimular práticas investigativas em todas as áreas do conhecimento na educação básica, ensino técnico-profissionalizante e no ensino de graduação, visando à contribuição significativa do desenvolvimento científico e tecnológico e inovação da região sul e sudeste do Pará, bem como o uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social. </p>https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/article/view/343Experimento lei de Lenz2019-10-12T12:55:48+00:00Gleybison Queiroz Nunesgleybisonml@gmail.comAmanda Souza Santosgleybisonml@gmail.com<p>Este experimento é feito com o uso de materiais de fácil acesso e tem como intuito mostrar as forças de interação entre um ímã e um condutor elétrico de forma que possa demonstrar a lei de Lenz e melhorar o processo ensino-aprendizagem. O fenômeno descrito será criado ao se mover um disco metálico não ferromagnético sob um ímã, nesse caso em específico, um disco de alumínio. O movimento rotacional relativo entre os dois mostrará o surgimento de uma força eletromagnética que fará o ímã flutuar. O experimento através de sua visualização prática facilita a fixação por parte alunos dos conceitos físicos envolvidos pois o ímã levita por causa do surgimento de um campo magnético contrário no disco, ou seja, devido a lei de Lenz.</p>2019-10-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPAhttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/article/view/309Sr. COMPOSTAGEM NA ESCOLA: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS2020-07-20T12:01:14+00:00ELIEL FARIAS FERREIRAlucascosta@unifesspa.edu.brKaroline de Macedo dos Santoslucascostamba@gmail.comLUCAS DE SOUSA COSTAlucascostamba@gmail.com<p>Sabemos que é divertido e aprendemos mais quando os alunos e os professores estão envolvidos em atividades diferentes das que já fazem parte de nossa vida escolar há muito tempo: sala de aula, quadro branco e livros. A implantação de uma composteira na E. M. E. F Maria de Lourdes Rocha Rodrigues, na cidade de Canaã dos Carajás - PA tem despertado nos alunos, curiosidade e interesse em aprender. As atividades que envolvem a composteira tem sido importantes, pois além de haver a utilização dos restos de alimentação da merenda escolar, também tem nos ajudado a compreender e fazer relação com vários assuntos das disciplinas.</p> <p>Palavras-chave: Compostagem. Preservação ambiental. Ensino de Ciências.</p>2020-07-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPAhttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/article/view/323MANUAL PARA ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA2019-10-12T12:54:59+00:00Wádila Caroline da Silva Santoswadilac06@gmail.comDeirlane Lima dos Santosdeirlaneyllyehj_88@outlook.comRonaldo Barros Ripardoprof.ripardo@gmail.com<p style="margin: 0px; text-align: justify; line-height: normal; text-indent: 35.45pt;"><span style="margin: 0px; font-family: 'Arial',sans-serif; font-size: 12pt;">O presente trabalho, produto oriundo do projeto Artesanato e Produção de Materiais Pedagógicos de Matemática desenvolvido no Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica (PIBEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), visa contribuir com ações de implantação de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) em instituições de ensino e teve subsídio teórico nas discussões de Lorenzato (2010) sobre a importância do LEM para a formação de professores de matemática e para a atuação destes profissionais na educação básica. A metodologia envolveu a pesquisa em fontes bibliográficas diversas, como nas de biblioteconomia, para a criação de parâmetros para a catalogação dos materiais e sua organização em determinado espaço. O resultado é a produção de um Manual que pretende ser publicado em formato ebook a ser disponibilizado gratuitamente.</span></p>2019-10-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2018 Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPAhttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/article/view/221INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A HORTA MANDALA DO ACAMPAMENTO HUGO CHÁVEZ2019-10-12T13:06:36+00:00José Sávio Bicho de Oliveirasaviobicho@yahoo.com.brUjeffesson Marques Silvaujeffesson@gmail.com<p>Este trabalho teve como objetivo analisar uma intervenção interdisciplinar de ensino de ciências e matemática por meio da horta mandala no Acampamento Hugo Chávez (Marabá-PA). A pesquisa ocorreu na turma de 8º e 9º ano multisseriado do ensino fundamental, totalizando 10 alunos. Trabalhamos com construção de uma maquete, atividades de ensino da área do círculo, adubação do solo, tipos de solo, trazendo/destacando essa relação da interdisciplinaridade. Percebemos a necessidade de se trabalhar os conteúdos por meio de uma prática diferenciada, ou seja, trabalhando os conteúdos partindo de uma necessidade ou fenômeno presente na comunidade, com um olhar de diferentes áreas do conhecimento.</p>2019-10-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2018 Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPAhttps://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/moci/article/view/314Sra Material didático acessível para o ensino de química: uma experiência voltada para o desenho de acessibilidade2020-07-20T11:55:42+00:00Mírian Rosa Pereiramirian-pereira@hotmail.comShirlei Dias Ribeiroribeiroshirley21@gmail.comAirton dos Reis Pereiraairtonper@yahoo.com.brClaudiane Serafim de Sousaclaudiaserafim08@gmail.com<p>RESUMO</p> <p> O trabalho apresenta a experiência da produção de materiais didáticos acessíveis sobre o Diagrama de Linus Pauling e Modelos Atômicos. Como base do estudo seguiu-se técnicas de acessibilidade como contribuição para a educação inclusiva. Como método ocorreram estudos sobre os princípios de durabilidade e viabilidade dos materiais para definição de um padrão técnico. Posterior, foram selecionadas peças de isopor, as quais foram revestidas em porcelana fria e com definição de cores e texturas. Os protótipos possibilitam que o ensino de química atenda a heterogeneidade da sala de aula comum e como alternativa para superação de práticas de ensino que segrega e exclui os alunos com deficiência.</p> <p> PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Química. Inclusão Escolar. Materiais Didáticos Acessíveis.</p> <p> </p>2020-07-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará - MOCISSPA