USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA: PERSPECTIVA DOS DISCENTES RECEPTORES - 72
Abstract
Com a modernização da sociedade houve a necessidade de o processo de ensino- aprendizagem acompanhar essa evolução, a partir disso, surgiram as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no intuito de revolucionar a participação do aluno no seu próprio processo de ensino, a ideia das novas propostas didáticas é preservar a autonomia dos estudantes, essa sistematização visa focar nos receptores de forma que se apresentem enquanto sujeitos ativos nela. Este trabalho tem como finalidade descrever o uso de metodologia ativa no exercício de monitoria e a percepção dos alunos sobre essa metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em relação ao exercício de monitoria na disciplina de introdução à epidemiologia para o curso de graduação em saúde coletiva. A monitoria possibilitou adquirir entendimento do assunto, resgatando partes que poderiam passar despercebidas durante as aulas e sanando possíveis dúvidas. De acordo com o estudo, o uso de metodologias ativas aplicadas à monitoria da disciplina de introdução à epidemiologia foi relevante na concepção formada pelos alunos durante o exercício de monitoria.