EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM HISTÓRIA DAS SOCIEDADES AFRICANAS
Abstract
O Programa de Monitoria é composto por atividades didático-pedagógico desenvolvidas pelo aluno, no caso do monitor, também com a participação dos discentes, e orientada pelo professor (orientador do programa), que contribuem para a formação acadêmica do estudante na Universidade, no intuito de melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem que podem ser observados, por exemplo, no alcance dos seguintes objetivos: proporcionar condições de permanência e de sucesso dos alunos no processo ensino aprendizagem; contribuir para o envolvimento dos alunos nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades básicas da instituição; implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação e Plano de Desenvolvimento Institucional. Desse modo, a experiência na monitoria é considerada como satisfatória para ambas as partes, pelo fato de que o monitor troca suas experiências com os colegas e com o professor, assim tendo uma concepção melhor de como auxiliar os alunos com eficiência, da forma mais clara e didática possível.
A disciplina História das Sociedades Africanas é muito importante para se entender a História da África e dos Africanos sob outro ponto de vista, a partir das novas discussões realizadas principalmente por historiadores africanos na reconstrução de sua história, ou seja, uma história que há tempos foi estereotipada, que foi escondida sob o ponto de vista eurocêntrico, além disso, é importante entender como o povo negro se manifestou e foi representado por meio da música e do cinema. Tendo isso em mente, serão destacados os pontos positivos e negativos desse período de monitoria, quais recursos foram utilizados, as bibliografias principalmente, para auxiliar os discentes, e como eles se apropriaram dessa troca de experiência com o professor e monitor, para realização de atividades e leitura dos textos.