Baraquitã: Revista de Letras e Artes é uma revista de publicação eletrônica do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com periodicidade semestral, que tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e outros conteúdos produzidos por seus estudantes e professores, além de pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, na grande área de Linguística, Letras e Artes. O título da revista foi baseado num momento histórico dos primeiros pesquisadores e professores do ILLA no início da década de noventa. 

Baraquitã busca receber e publicar textos e demais colaborações que contribuam para a formação intelectual e a reflexão crítica dos nossos alunos, professores e demais leitores, promovendo o diálogo interdisciplinar entre os cursos de graduação em Artes Visuais, Letras/Inglês e Letras/Português do ILLA/Unifesspa, em suas conexões com os diversos campos do saber.

Os conceitos e afirmações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, assim como a(s) imagem(ns) inserida(s) e outros elementos referenciados nas colaborações.