Dossiê: Maurício de Sousa em Perspectiva Histórica: Memória, Mercado e Quadrinhos no Brasil
O objetivo da chamada é fomentar um debate crítico e historicamente situado sobre a figura de Maurício de Sousa e seu legado, articulando múltiplas perspectivas teóricas (história cultural, estudos de mídia, história da infância, teoria crítica da cultura, estudos de recepção e indústria editorial) com abordagens empíricas que questionem os lugares-comuns e os consensos cristalizados sobre seu papel na cultura brasileira.
A proposta convida pesquisas que explorem, entre outros aspectos:
– As estratégias editoriais e pedagógicas da Maurício de Sousa Produções e suas relações com políticas públicas de educação e cultura;
– Representações de classe, gênero, raça e regionalidade nas revistas e produtos derivados da Turma da Mônica;
– O papel da MSP na conformação de um modelo brasileiro de quadrinhos infantis e seu trânsito em outras mídias (TV, cinema, publicidade, merchandising);
– A atuação de Maurício de Sousa como agente público da indústria cultural e seus vínculos com governos, empresas e instituições culturais;
– A recepção crítica de sua obra nos campos da educação, da literatura infantil e dos quadrinhos;
– Os tensionamentos recentes em torno de adaptações, reinterpretações e polêmicas nas redes sociais envolvendo personagens da Turma da Mônica;
– Estudos comparativos com outras figuras empresariais da cultura, observando as diferenças estruturais e ideológicas de seus projetos;
– Posicionamentos públicos e suas implicações sobre as mensagens políticas implícitas nos produtos da marca;
– As estratégias recentes de ampliação do repertório de personagens e temáticas nas publicações da MSP, em diálogo com pautas identitárias e demandas contemporâneas por diversidade e inclusão, e as tensões envolvidas nesse processo;
– As formas de organização do trabalho editorial na Maurício de Sousa Produções, incluindo as dinâmicas de autoria, a divisão de funções criativas e as relações entre centralidade autoral e colaboração coletiva na constituição do estilo da marca,
– A construção da imagem pública de Maurício de Sousa ao longo do tempo.
Submissão de propostas: até 15/09/2025
Os artigos devem ser enviados através do endereço: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/about/submissions Em caso de dúvidas, escrever para o e-mail marcio.strodrigues@gmail.com. São bem- vindos trabalhos de mestres, doutorandos e doutores, especialmente nas áreas de História, Artes, Letras, Sociologia e afins.
– A recepção crítica de sua obra nos campos da educação, da literatura infantil e dos quadrinhos;
– Os tensionamentos recentes em torno de adaptações, reinterpretações e polêmicas nas redes sociais envolvendo personagens da Turma da Mônica;
– Estudos comparativos com outras figuras empresariais da cultura, observando as diferenças estruturais e ideológicas de seus projetos;
– Posicionamentos públicos e suas implicações sobre as mensagens políticas implícitas nos produtos da marca;
– As estratégias recentes de ampliação do repertório de personagens e temáticas nas publicações da MSP, em diálogo com pautas identitárias e demandas contemporâneas por diversidade e inclusão, e as tensões envolvidas nesse processo;
– As formas de organização do trabalho editorial na Maurício de Sousa Produções, incluindo as dinâmicas de autoria, a divisão de funções criativas e as relações entre centralidade autoral e colaboração coletiva na constituição do estilo da marca,
– A construção da imagem pública de Maurício de Sousa ao longo do tempo.
Submissão de propostas: até 15/09/2025
Os artigos devem ser enviados através do endereço: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/about/submissions Em caso de dúvidas, escrever para o e-mail marcio.strodrigues@gmail.com. São bem- vindos trabalhos de graduandos, graduados, mestres, doutorandos e doutores, especialmente nas áreas de História, Artes, Letras, Sociologia e afins.