Uma Amazônia ecodistópica em Kanope, de Louise Joor

  • Márcio dos Santos Rodrigues UFPA
  • Suellen Cordovil da Silva
Palavras-chave: Kanopé. Louise Joor. Amazônia. Catástrofe ecológica.

Resumo

Kanopé é um quadrinho publicado originalmente em língua francesa, escrito e desenhado pela autora belga Louise Joor a partir de 2014. Tendo atualmente 2 volumes, esse quadrinho nos apresenta um cenário desolador, em que a Amazônia após um acidente nuclear passa por uma espécie de mutação. O espaço da Amazônia figura como uma ideia de resistência às constantes mudanças naturais, tornando-se um recurso de criação e crítica nos quadros apresentados por Louise Joor. Tenta-se compreender como e em que termos a autora desenvolve uma perspectiva ecológica, lidando com temas como catastrofismo e oposições como civilização versus natureza e primitivo versus moderno. 

Referências

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia, 2º edição, Manaus: Editora Valer, 340 p., 2007. (Série: Memórias da Amazônia).

GRIFFIN, Dori. “Visualizing Eco-Dystopia.” The Journal of the Design Studies Forum, Vol 10, Issue 3, 13 Mar 2019, pp 271-298.

JOOR, Louise. Kanopé. Paris: Editions Delcourt, 2014.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

POSTEMA, Barbara. Estrutura Narrativa nos Quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. Traduzido por Gisele Rosa. São Paulo: Peirópolis, 2018.

SEABRAL, Joana Emmerick. Corpos-territórios no enfrentamento a megaprojetos extrativistas: reflexões sobre formas de (r)existir e viver a partir dos territórios de Abya Yala. In.: Mulheres Amazônidas: ecofeminismo, mineração e economias populares. Inesc, 2020.
Publicado
2022-07-05
Visualizações
  • Artigo 125
  • PDF 100