As territorialidades, os corpos afetados e as relações de poder em Rebanho de Pedras, de Ademir Braz

  • Airton Souza de Oliveira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Fronteiras. Identidades. Poética emergente. Relações de poder. Amazônia

Resumo

Neste artigo, visamos apresentar uma leitura crítica a respeito das representações simbólicas e históricas das territorialidades, dos corpos afetados e das relações de poder, partindo principalmente da análise do livro Rebanho de Pedras, do poeta Ademir Braz, como parte de um complexo corpus das poéticas entre fronteiras. Nesse sentido, utilizam-se os pensamentos críticos ligados as relações de poder, as identidades, a própria noção de fronteira, centrada em autores/as como Lugones (2019), Malheiros (2015), Foucault (1995), Mignolo 92017), entre outros/as. As análises mostram-nos como a poética entre fronteira se constituem como front[1] e, ao mesmo tempo como r-existência, dentro de uma nova economia de relações de poder. Assim, percebe-se o quanto a fronteira é múltipla e que suas relações históricas tensionam e interrogam problemas que são, de alguma maneira, parte dos processos de longa duração, dentro da perspectiva colonial.

 

[1] A noção de pensar a fronteira como front parte da concepção postulada pelo professor doutor e pesquisador Bruno Cezar Pereira Malheiros, principalmente de seu artigo intitulado “Territórios e Saberes em disputa: por uma epistemologia da fronteira”, publicada na Revista iGuana – reflexão Amazônia, na edição de nº I, em 2015. Malheiros (2015) traz uma reflexão contundente a respeito da fronteira como front partindo sobretudo de processos que são considerados como respostas aos projetos de ocupações de terras, ou seja, dos territórios na Amazônia, principalmente no sul e sudeste do Pará.

Referências

ABDALA JUNIOR, Benjamin. Fronteiras múltiplas, identidades plurais – ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural. São Paulo: Editora Senac, 2002.

BRAZ, Ademir. Rebanho de Pedras. Marabá-Pará: Grafecort, 2003.

COSTA, Júlio César. Iluminuras. In.: BRAZ, Ademir. Rebanho de Pedras. Marabá-Pará: Grafecort, 2003, p. 11.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In.: DREYFUS, Hubert L. e RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.

GUERRA, Gutemberg. A arte do operário da mensagem. In.: BRAZ, Ademir. Rebanho de Pedras. Marabá-Pará: Grafecort, 2003, p. 13.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Pedras que Cantam. In.: BRAZ, Ademir. Rebanho de Pedras. Marabá-Pará: Grafecort, 2003, p. 03-09.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. A arte como encantaria da linguagem. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo decolonial. In.: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p 357-378.

MALHEIROS, Bruno Cezar Pereira. Territórios e Saberes em disputa: por uma epistemologia da Fronteira. In.: TROCATE, Charles. iGuana: reflexão amazônica. Nº 1. Marabá-Pará: Editorial iGuana, 2015, p. 55-79.

MIGNOLO, Walter D. O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro - RJ, v. 32, n. 94, junho/2017, p. 01-18.
Publicado
2022-07-05
Visualizações
  • Artigo 105
  • PDF 86