Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental: reflexões sobre leitura e ensino de língua portuguesa no contexto educacional de São Félix do Xingu

  • Sara Layana Maciel
  • Luciana de Barros Ataide
  • Anna Beatriz Moura Duarte
Palavras-chave: Ensino. Leitura. Livro didático.

Resumo

Resumo:
Este artigo traz reflexões sobre uma análise feita de uma das unidades do Livro Didático (LD)
de Língua Portuguesa utilizado na rede pública municipal de ensino de São Félix do Xingu –
Pará. Esta análise teve como objetivo observar os níveis de leitura explorados nas propostas
de compreensão de textos. Tendo em vista que o LD é uma ferramenta que deve ser capaz
de auxiliar na aprendizagem eficaz do aluno, o presente artigo baseia-se nos conceitos de
níveis de leitura do linguista Luiz Antônio Marcuschi (1996) e aprofundados por Maria Angélica
Freire de Carvalho (2016). Cabe salientar que a pesquisa não tem por objetivo defender a
tese de que o LD é um material que deve ser eliminado do processo de ensino-aprendizagem,
mas mostrar, por meio de análises e opiniões de profissionais da livre docência, que o
material possui entraves no que diz ao respeito ao desalinho do conteúdo e das atividades
propostas quando pensamos a realidade dos alunos da rede pública de ensino do município
e/ou da região.

Referências

Linguagens e Ensino.
Publicado
2023-04-12
Visualizações
  • Artigo 86
  • PDF 260