Metodologias ativas e recursos tecnológicos: experiências com o ensino médio público no contexto pandêmico

  • Antônia Aparecida da Silva Lemes
  • Nataniel dos Santos Gomes
Palavras-chave: Protagonismo. Isolamento. Recursos.

Resumo

O artigo visa a descrever práticas pedagógicas experimentadas no ensino médio da escola
pública no período de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Isto é, a tentativa de dar
continuidade ao ensino-aprendizagem na perspectiva das possibilidades de aplicação das
metodologias ativas por meio de recursos tecnológicos. A abordagem do texto pretende
mostrar os desafios encontrados na comunidade escolar diante do protocolo de segurança.
Pois o distanciamento entre o docente e o discente promoveu a linguagem mediática. Ela se
tornou evidência no ato da comunicação no sentido de transmitir conhecimentos e, isso
levou o estudante, do ensino médio da escola pública, em certa circunstância ser
protagonista de seu saber. O método consiste em pontuar experiências, brevemente, com o
sentindo de expor novas formas didáticas que se justifica pelas metodologias ativas e
recursos digitais. Assim, o leitor poderá desenvolver reflexões sobre o uso delas no aspecto
pandêmico.

Referências

Linguagens e Ensino.
Publicado
2023-04-12
Visualizações
  • Artigo 46
  • PDF 98