Metodologias ativas e recursos tecnológicos: experiências com o ensino médio público no contexto pandêmico
Palavras-chave:
Protagonismo. Isolamento. Recursos.Resumo
O artigo visa a descrever práticas pedagógicas experimentadas no ensino médio da escola
pública no período de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Isto é, a tentativa de dar
continuidade ao ensino-aprendizagem na perspectiva das possibilidades de aplicação das
metodologias ativas por meio de recursos tecnológicos. A abordagem do texto pretende
mostrar os desafios encontrados na comunidade escolar diante do protocolo de segurança.
Pois o distanciamento entre o docente e o discente promoveu a linguagem mediática. Ela se
tornou evidência no ato da comunicação no sentido de transmitir conhecimentos e, isso
levou o estudante, do ensino médio da escola pública, em certa circunstância ser
protagonista de seu saber. O método consiste em pontuar experiências, brevemente, com o
sentindo de expor novas formas didáticas que se justifica pelas metodologias ativas e
recursos digitais. Assim, o leitor poderá desenvolver reflexões sobre o uso delas no aspecto
pandêmico.