Interações Discursivas e Intersecções Transculturais em Luandino Vieira e Guimarães Rosa

  • FRANCISCO MENEZES DA SILVA UFGD
Palavras-chave: Musseques; Sertão; Transculturalidade; pós-colonialismo

Resumo

O intuito central deste estudo é investigar as práticas interculturais literárias por meio da relação inerente às questões do universo cultural sertanejo e mussequiano. O debate ora proposto reverbera a exploração de intersecções linguísticas no cenário dos contos: A hora e a Vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa, e Vavó Xixi e Seu Neto Zeca Santos, de Luandino Vieira, importantes textos literários de caráter transregionalista e mussequeano, visto serem obras de composição regional da história, cultura e linguagem, brasileira e angolana, compiladoras de uma abordagem alegórica da história em âmbito pós colonial, seja pela exploração de costumes da realidade universal, ou recriação da experiência humana a partir de uma revolução no plano do estilo e das formas de linguagem. As obras estabelecem um  do conflito existencial de ambos os personagens principais, que calham por transformações de caráter não só psicológico, mas também comportamentais.

Referências

AFONSO, Aniceto. Grande Guerra, Angola, Moçambique e Flandres 1914 – 1918. Quidnovi, Lisboa, 2008.

Bakhtin, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzel-lerl. — 2’ cd. —São Paulo Martins Fontes, 1997. — (Coleção Ensino Superior).

BARTHES, Roland. O grau Zero da Escrita. São Paulo: Cultrix, 1971.

BONNICCI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria e crítica pós-colonialistas. In: Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2ª. ed. Maringá: EDUEM, 2005.

CHAVES, R. (2004). O Passado Presente Na Literatura Africana. Via Atlântica, 1(7), 147-161.

COELHO, Betty. Contar histórias, uma arte sem idade. Ed. Ática. São Paulo, 1995

COELHO, Jacinto do prado. Fatores da Personalidade Nacional. In: Mourão Ferreira, David; Seixo, maria Alzira. Portugal, a terra e o homem, antologia de textos de escritores do séc. XX, v. II - 2ª série, Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 1980. P.75-81.

ROSA, João Guimarães, Sagarana / João Guimarães Rosa; [Ed. Especial] – Rio de janeiro: No-va fronteira, 2015. (coleção 50 Anos)

VIEIRA, José Luandino. Luuanda: estórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006
Publicado
2023-09-15
Visualizações
  • Artigo 35
  • PDF 32