Os estudos das estratégias argumentativas do gênero redação do Enem
Palavras-chave:
redação do Enem. competência 3. estratégias argumentativasResumo
O presente trabalho tem por objetivo, em linhas gerais, investigar a argumentação no gênero redação do Enem, verificando, classificando e analisando as naturezas e as estratégias argumentativas utilizadas pelos produtores dos textos aqui analisados. Para fins metodológico, este estudo é de uma abordagem qualitativa, apoiada em um estudo de casos, que utilizou duas produções textuais, sob o tema de “Caminhos para combater às fake News”, de alunos que participaram de um espaço formativo no centro de inclusão produtiva (CIP) no município de Ananindeua-PA, ancorados na temática da redação do Enem em 2022 e que configurou ação das atividades desta pesquisa. Para tanto, os textos foram analisados e confrontados com os pressupostos teóricos adotados para este estudo Possenti (2017), Cantarim, Bertucci e Almeida (2017) e Silva (2022). A investigação identificou as naturezas e estratégias, as quais foram abordadas dentro dos espaços de formação, na produção textual dos referidos alunos, assim, comprovando a hipótese de que as estratégias foram utilizadas e eficazes para a defesa do ponto de vista no ato elocucionário. O estudo concluiu que os alunos utilizaram várias estratégias argumentativas em seu texto, as quais deram a consistência e coerência da sua argumentação, uma vez que tais contribuem na organização lógica dos pensamentos, sendo assim, sua ausência poderia implicar em diversas problemáticas de textualidade.
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