Os estudos das estratégias argumentativas do gênero redação do Enem

  • Renan Lucas Israel Nascimento da Silva Unifesspa
Palavras-chave: redação do Enem. competência 3. estratégias argumentativas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo, em linhas gerais, investigar a argumentação no gênero redação do Enem, verificando, classificando e analisando as naturezas e as estratégias argumentativas utilizadas pelos produtores dos textos aqui analisados. Para fins metodológico, este estudo é de uma abordagem qualitativa, apoiada em um estudo de casos, que utilizou duas produções textuais, sob o tema de “Caminhos para combater às fake News”, de alunos  que participaram de um espaço formativo no centro de inclusão produtiva (CIP) no município de Ananindeua-PA, ancorados na temática da redação do Enem em 2022 e que configurou ação das atividades desta pesquisa. Para tanto, os textos foram analisados e confrontados com os pressupostos teóricos adotados para este estudo Possenti (2017), Cantarim, Bertucci e Almeida (2017) e Silva (2022). A investigação identificou as naturezas e estratégias, as quais foram abordadas dentro dos espaços de formação, na produção textual dos referidos alunos, assim, comprovando a hipótese de que as estratégias foram utilizadas e eficazes para a defesa do ponto de vista no ato elocucionário. O estudo concluiu que os alunos utilizaram várias estratégias argumentativas em seu texto, as quais deram a consistência e coerência da sua argumentação, uma vez que tais contribuem na organização lógica dos pensamentos, sendo assim, sua ausência poderia implicar em diversas problemáticas de textualidade.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora Porto. BORGES, 1994.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.

CANTARIN, M. M.; BERTUCCI, R. A.; ALMEIDA, R. C. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores in A análise do texto dissertativo-argumentativo / Lucília Helena do Carmo Garcez, Vilma Reche Corrêa, organizadoras. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017, 81 – 93. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/textos-dissertativo-argumentativos-subsidios-para-qualificacao-de-avaliadores. Acesso em: 01 fev. 2022.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. — 18. ed., 5. reimpressão. — São Paulo : Contexto, 2018.

PAULINELLI, M. P. T; FORTUNATO, G. C. A redação do Enem a luz dos gêneros textuais. RevLet, v. 8, 2016, p.282-300. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/367.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

POSSENTI, S. Argumentação in: Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores / Lucília Helena do Carmo Garcez, Vilma Reche Corrêa, organizadoras. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017, 109 – 116. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/textos-dissertativo-argumentativos-subsidios-para-qualificacao-de-

REINALDO, M. A. G. M. Que concepções teóricas de gênero textual estão subjacentes às questões discursivas do ENEM?. Revista do GELNE, Fortaleza, v. 4, n.1, 2002. Disponível em < http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_sum.htm>. Acesso em 25 ago. 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: CORTEZ, 2007.

SILVA, R. L. I. N. A produção de sentidos: um estudo sobre a avaliação da coerência textual no gênero redação do ENEM. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2050. Acesso em: 29 de dezembro de 2022.
Publicado
2024-08-16
Visualizações
  • Artigo 17