Quadrinhos no ensino da gramática normativa

Autores

Palavras-chave:

Jeremias - Pele, Língua Portuguesa, ensino de gramática, histórias em quadrinhos

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar as diversas possibilidades de uso das HQs como suporte para a interpretação da gramática normativa nas aulas de Língua portuguesa. Para isso, outros dois objetivos foram elencados: conhecer a obra Jeremias – Pele (CALÇA; COSTA, 2018) e explorar os recursos didáticos da obra em questão. Como aporte teórico, utilizou-se a metodologia abordada na BNCC (BRASIL, 2017); buscou-se suporte em pesquisadores como Ramos (2009), Rama e Vergueiro (2012), que versam acerca das diversas possibilidades de aprendizagem em sala de aula por meio do uso das HQs; para a inserção da gramática normativa, Bechara (2009) foi o elemento norteador desta pesquisa, já que contribuiu para a análise sintática de elementos retirados da obra mencionada. A pesquisa da análise de texto foi direcionada por Marconi e Lakatos (2003), a fim de mostrar a relação que um texto pode apresentar como objeto de estudo escolar formal, desde que o plano de aula do professor assim o faça.

Biografia do Autor

Wanessa Rodovalho Melo Oliveira, UNEMAT / UEMS

Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMT), professora cedida (UEMS).

Referências

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Publicado

2025-06-01 — Atualizado em 2025-06-01

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