O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Política de acesso aberto

Revista CONFRONTEIRAS é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).

Apcs (taxa de processamento de artigo e taxa de submissão)

Revista CONFRONTEIRAS não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.          

 

1) A revista publica artigos originais da área de Ciências Humanas.

2) Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado.

3) Os artigos que estiverem de acordo com as "Diretrizes para Autores" e as condições de submissão serão encaminhados à análise prévia do Conselho Editorial da revista.

3.1. Os artigos aceitos pelo Conselho Editorial serão encaminhados à avaliação dos consultores Ad hoc da revista.

4) Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega"). Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter (metadados da sumissão).

5) Os trabalhos submetidos devem seguir a seguinte formatação e padrão:

a) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, key words e referências bibliográficas;

b) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo e até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract.

c) Os artigos não deverão exceder 20 páginas (mínimo 10 páginas), incluindo tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço entre linhas 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm;

f) Imagens, gráficos e ilustrações em geral, devem ser enviadas em separado, em formato JPG ou GIF, no menor tamanho (em KB) possível. O autor (a) deve indicar onde colocar.

g) As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo.

h) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008)

Modelos de referências

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores citados no trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados.

Livros

ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

Artigos

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias.Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008.

GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”.Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008.

Internet

SILVA, A. O. Um olhar sobre a Literatura: reflexões sobre a sua contribuição político-pedagógica. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 91, dezembro de 2008. Disponível emhttp://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm. Acesso em 06.04.2009.

Anais

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais…Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Tese

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

Resenhas:

a) a obra resenhada deve ser atual, publicada e/ou reeditada em até três anos, no máximo, tendo como referência a data de submissão;

b) a resenha não deve ultrapassar o máximo de quatro páginas, ou oito mil caracteres, incluindo espaços, e devem conter todas as informações sobre a obra e autor (em destaque no início do texto) e título diferenciado da obra resenhada;

c) a formatação deve seguir o indicado acima.

Ensaio Fotográfico:

  1. O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo e até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract;
  2. Texto de apresentação não deverá exceder 03 páginas (mínimo 01 página). Nele deverá constar com brevidade e clareza o contexto da edição fotográfica e comentários imprescindíveis ao texto imagético. Deverá ser escrito em espaço entre linhas 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm;
  3. Imagens, gráficos e ilustrações em geral, devem ser enviadas após o texto de apresentação em Word. O autor (a) deve obrigatoriamente numerar as imagens, e, se necessário, acrescentar comentários (ex. Figura 01. A caça da onça e a transformação da pessoa entre o povo Guarani. Foto de Carlos Albuquerque, 2011);
  4. O crédito das imagens é indispensável para a aprovação;
  5. O uso das referências e demais elementos não expressos devem estar de acordo com Diretrizes para autores.