Sra Material didático acessível para o ensino de química: uma experiência voltada para o desenho de acessibilidade

Autores

  • Mírian Rosa Pereira Universidade do Estado do Pará
  • Shirlei Dias Ribeiro
  • Airton dos Reis Pereira
  • Claudiane Serafim de Sousa

Palavras-chave:

Ensino de Química. Inclusão Escolar. Materiais Didáticos Acessíveis.

Resumo

RESUMO

 O trabalho apresenta a experiência da produção de materiais didáticos acessíveis sobre o Diagrama de Linus Pauling e Modelos Atômicos. Como base do estudo seguiu-se técnicas de acessibilidade como contribuição para a educação inclusiva. Como método ocorreram estudos sobre os princípios de durabilidade e viabilidade dos materiais para definição de um padrão técnico. Posterior, foram selecionadas peças de isopor, as quais foram revestidas em porcelana fria e com definição de cores e texturas. Os protótipos possibilitam que o ensino de química atenda a heterogeneidade da sala de aula comum e como alternativa para superação de práticas de ensino que segrega e exclui os alunos com deficiência.

 PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Química. Inclusão Escolar. Materiais Didáticos Acessíveis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-07-20