1. APRESENTAÇÃO

A missão da Revista IMPACT projects (imPro) é registrar e difundir a produção do conhecimento científico e de mercado, realizada por professores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais inseridos no mercado de trabalho, da área de interesse ou afins. Desse modo, a revista propõe um espaço para dá visibilidade as atividades de extensão, pesquisa, ensino e práticas profissionais no mercado de trabalho, seja no campo construtivo ou educacional. Ou seja, a revista trata-se de uma ferramenta de cunho multidisciplinar (90000005) e as seguintes áreas de conhecimento, em conformidade com a tabela da CAPES: engenharias (30000009), ciências sociais aplicada (60000007) e ciências humanas (70000000).

A revista não está restrita à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), pois visa a publicação de artigos, resenhas (com entrevista ou tributo) e resumos expandidos com abrangência nacional e internacional. A publicação será voltada exclusivamente a trabalhos originais com contribuições relevantes, atuais e inovadoras que sejam de interesse do campo acadêmico e mercadológico, a priori com periodicidade anual, sendo também possível a publicação de edições especiais. A edição de lançamento da revista imPro será direcionada a convidados atuantes e referências em suas específicas áreas de conhecimento, com previsão para o segundo semestre de 2021.

 2. FOCO E ESCOPO

A Revista Eletrônica imPro está voltada para publicação de artigos, resenhas, resumos expandidos, de modo a fomentar a publicação e visibilidade de resultados provenientes de relatórios técnicos conclusivos de pósdoc, teses, dissertações, pfc’s, tcc's e projetos, seja de extensão, pesquisa, ensino e de atuação no mercado de trabalho, construtivo ou educacional. Os eixos temáticos dessa revista abrangem as linhas de pesquisa do GP-CNPq PUSC, bem como permite de modo multidisciplinar comportar a todos os cursos com áreas afins da UNIFESSPA, em especial do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA).

A proposta busca compartilhar e trocar informações entre pesquisas tanto da comunidade acadêmica, quanto do campo profissional, com enfoque na área tecnológica e de inovação, observando diretrizes da sustentabilidade, que diretamente impactam na viabilidade, na execução e no desempenho do projeto. A cada edição os trabalhos podem ser aprovados para apresentação nas seguintes categorias: artigo completo ou resumo expandido. As áreas de interesse que comportam os trabalhos estão relacionadas, mas não limitadas, às cinco sessões dispostas a seguir, para melhor enquadramento e organização da revista; e uma sessão dedicada a resenha e resumos expandidos.

2.1. SESSÃO 01: TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E INOVAÇÃO

Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado a todas as etapas da produção do ambiente construído, considerando a interface da sustentabilidade.

2.2. SESSÃO 02: RESISTÊNCIA, DESEMPENHO, PROBLEMA E RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL

 Produção de conhecimento científico e tecnológico sobre a questão estrutural, considerando as seguintes abordagens: resistência, desempenho, problema e recuperação. Essa sessão está voltada para a publicação de pesquisas científicas e de atuações no mercado de trabalho sobre manifestações patológicas na indústria da construção civil, evidenciando suas causas e soluções, controle tecnológico, métodos de caracterização de materiais e técnicas de manutenção, visando o aumento da vida útil da edificação, recuperação de manifestações patológicas conhecidas no meio científico, reforço de estruturas metálicas, de concreto armado e de madeira, assim como de estruturas mistas, em consequência das patologias estruturais etc., utilizando soluções convencionais ou inovadoras na indústria da construção civil.

2.3. SESSÃO 03: IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO

 Produção de conhecimento científico e de mercado financeiro sobre os impactos sociais e econômicos provenientes da atuação e repercussão de projetos, que busca a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão.

2.4. SESSÃO 04: SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA

Produção de conhecimento científico que correlacione a sustentabilidade com a questão urbana, evidenciando as convergência e divergências, tensões e contradições inerentes ao processo de produção do espaço. Esta sessão dedica espaço para publicação de resultados de pesquisa sobre o planejamento e o gerenciamento integrado dos sistemas urbanos de abastecimento de água, da drenagem urbana, do esgotamento sanitário e dos resíduos sólidos, visando as melhores soluções para as questões enfrentadas no segmento da infraestrutura urbana e o meio ambiente. Ressaltando que também comporta as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de geração de energia em suas diferentes formas com vista à manutenção e conservação do meio ambiente, bem como de estratégias e caminhos para a intensificação do uso energético, de modo eficiente e alternativo.

2.5. SESSÃO 05: FORMAÇÃO/PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

Produção de conhecimento de práticas científicas, tecnológicas e mercadológicas, visando dispor de um espaço aberto e plural para comportar experiências profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em conformidade com o escopo desta revista. Ressaltando que a sessão busca fomentar um espaço para divulgar e valorizar resultados de ações acadêmicas ou provenientes do mercado de trabalho. Também possibilita a visibilidade e o intercâmbio de práticas, reflexões, experimentos e potencialidades de ações resultantes de projetos de impacto social e científico, que comportam o campo de formação e atuação profissional, mediante as seguintes abrangências: ensino, pesquisa, extensão, educação, desenvolvimento regional, mercado de trabalho e inclusão social. Ou seja, a sessão permite reunir, no mínimo, 10 (dez) artigos científicos, para a socialização e a valorização de práticas acadêmicas e profissionais voltadas para os interesses e necessidades da sociedade.

2.6. SESSÃO 06: RESENHA E RESUMOS EXPANDIDOS

Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado às pesquisas em andamento, relatos de experiências e trabalhos/projetos de conclusão de curso. Nessa sessão busca-se a divulgação de Relatórios Técnicos Conclusivos de PósDoc, Teses, Dissertações, PFC's, TCC's e Projetos seja de extensão, pesquisa, ensino e de atuação no mercado de trabalho, construtivo ou educacional.

3. POLÍTICA EDITORIAL

Os trabalhos devem ser inéditos e originais, apresentando resultados com uma discussão aprofundada sobre a abordagem e o escopo desta Revista Eletrônica. De modo que, deve apresentar fundamentação teórica com comprovada revisão bibliográfica atualizada, e obrigatoriamente, incluir literatura internacional na fundamentação do trabalho.

No manuscrito também deve-se esclarecer sobre o método de pesquisa adotado para o desenvolvimento do trabalho. Sendo que, nas suas conclusões deve-se, de maneira clara e concisa, redigir sobre as contribuições efetivas para o avanço do conhecimento científico e tecnológico ao tema abordado. Não sendo admitido textos que constituam meramente revisão bibliográfica, apresentação do estado da arte e pesquisas de opinião.

A revista está restrita a artigos que apresentam discussão sobre o tema com resultados de trabalhos aplicados, e não meramente uma descrição sobre o trabalho desenvolvido pautado somente em revisão de literatura. Os trabalhos selecionados após avaliação serão organizados em três capítulos: Artigos Completos, Resenha e Resumos Expandidos.

A cada edição da Revista IMPACT projects a publicação dos trabalhos será dispostas em duas categorias: artigos completos e resumos expandidos, para a melhor organização das sessões temáticas, bem como, melhor diagramação da revista, e observando os seguintes requisitos:

3.1. ARTIGOS COMPLETOS: a avaliação dos trabalhos será restrita a pesquisas já concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento, como por exemplo, etapa do estado da arte, coleta de dados, tabulação e análise de dados, diagramação e representação gráfica de pesquisas, que expressam a ideia da pesquisa e seus resultados inovadores, pautados na metodologia científica adotada. A cada manuscrito deve-se considerar no mínimo 08 (oito) páginas e no máximo 12 (doze), observando a inclusão de figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos. Assim como dispor das seguintes seções: 1. Introdução; 2. Revisão Bibliográfica (com o específico tema a ser abordado); 3. Procedimentos Metodológicos; 4. Aplicações e/ou Resultados; 5. Análise dos Resultados; 5. Conclusões; Referências Bibliográficas; e Agradecimentos (opcional).

3.2. RESUMOS EXPANDIDOS: comporta submissão de manuscritos resultantes de Relatórios Técnicos Conclusivos de PósDoc, Teses, Dissertações, PFC's, TCC's e Projetos (extensão, pesquisa, ensino e de atuação no mercado de trabalho). Também serão avaliados trabalhos de pesquisa em andamento, com resultados parciais em conformidade com metodologia científica adequada. Assim como, podem ser submetidos relatos de experiências com descrição e discussão de práticas desenvolvidas no campo institucional, social, educacional e de mercado de trabalho na área tecnológica e de inovação. Nesta sessão, deve-se submeter trabalhos com no mínimo de 02 (duas) páginas e no máximo 04 (quatro), incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos), considerando conter as seguintes seções: 1. Introdução; 2. Revisão Bibliográfica (com o específico tema a ser abordado); 3. Procedimentos Metodológicos; 4. Aplicações e/ou Resultados; 5. Análise dos Resultados; 5. Conclusões; Referências Bibliográficas; e Agradecimentos (opcional).

Os trabalhos submetidos devem ser direcionados exclusivamente à Revista IMPACT projects, não sendo permitida a apresentação simultânea em outro periódico. Tendo em vista, que devam ser trabalhos originais e inéditos, a princípio as contribuições podem ser apresentadas em português ou espanhol, sendo necessário o resumo na versão em inglês. Durante o processo de avaliação dos trabalhos pelos pares será garantido o anonimato e a confidencialidade dos autores e dos revisores.

Vale ressaltar que os trabalhos devem atender ao escopo editorial da revista e às instruções aos autores. Os trabalhos submetidos à revista serão analisados preliminarmente pelo Editor Executivo, sendo somente os selecionados, encaminhados aos Editores de Sessão. Cabe aos Editores de Sessão encaminhar os manuscritos para avaliação por pares. A decisão final quanto a publicação do trabalho trata-se de uma decisão coletiva do Editor Executivo e os Editores de Sessão.

Todos os trabalhos publicados são de propriedade da Revista IMPACT projects, sendo vedada tanto a reprodução, total ou parcial, em outros periódicos, seja no formato impresso ou eletrônico, assim como a sua tradução para outro idioma sem a autorização, ou a citação em referência bibliográfica.

4. OBJETIVO

 4.1. Divulgar a realização e resultados de pesquisa para a produção e popularização de conhecimento científico.

4.2. Difundir o conhecimento e práticas resultantes de projetos que impactam efetivamente a comunidade.

4.3. Oferecer espaço eletrônico para a publicação de trabalhos científicos e tecnológicos em diferentes áreas de conhecimento.

4.4. Contribuir com a consolidação institucional e a valorização da comunidade acadêmica atuante e comprometida com o bem comum e o desenvolvimento social.

4.5. Publicar trabalhos e personalidades que se destacam na comunidade acadêmica e no mercado de trabalho, que buscam popularizar o conhecimento científico e tecnológico.

5. POLÍTICA DE AVALIAÇÃO POR PARES

 A Revista IMPACT projects tem previsão de recebimento de manuscritos para avaliação com fluxo contínuo, exclusivamente por sistema online na página eletrônica da própria revista, via periódicos da UNIFESSPA. Todos os trabalhos serão encaminhados para uma avaliação por pares às cegas. Nesse processo de avaliação do trabalho submetido, os autores e os revisores não devem revelar suas identidades.

Os trabalhos submetidos são analisados preliminarmente pelo Editor Executivo, que posteriormente encaminha para a avaliação dos Editores de Sessão, que definem os trabalhos pré-selecionados para envio subsequente à avaliação de dois Revisores, conforme o enquadramento da respectiva área de interesse e sessão da revista.

6. PERIODICIDADE

A periodicidade da revista a priori é anual, salvo as edições especiais que serão direcionadas a divulgação dos melhores artigos completos, com apresentação oral, em eventos institucionais com parceria firmada com o GP/CNPq PUSC, bem como a divulgação da parceria mediante o uso da identidade visual, tanto da revista quanto do grupo de pesquisa, no material de divulgação do evento.

7. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A revista oferece acesso online de seu conteúdo, em conformidade com o princípio de disponibilidade gratuita do conhecimento científico e mercadológico ao público, visando a democratização e o fomento da ciência produzida em centros universitários ou no setor privado. Os nomes e endereços eletrônicos informados serão exclusivos para formalização dos serviços prestados de modo voluntário às publicações, não sendo disponibilizados para outras finalidades.

8. REGRAS DE SUBMISSÃO

O cadastro no sistema da Editora UNIFESSPA e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão dos trabalhos, assim como para acompanhar o processo editorial em fase de análise, observando que não são cobradas taxas para submissão e avaliação dos manuscritos.

O período de sumissão é de fluxo contínuo, em conformidade com o template para submissão disponível nesta página eletrônica. No processo de submissão, os autores devem verificar os requisitos em relação a todos os itens exigidos para contribuições originais e inéditas, bem como não está sendo avaliada para publicação de outra revista, caso contrário, deve-se justificar a submissão. Vale lembrar, que as submissões devem cumprir com requisitos relacionados as normas vigentes da NBR/ABNT, caso contrário, os trabalhos serão devolvidos aos autores.
 

9. CORPO DE AVALIADORES

Os revisores serão os professores e pesquisadores credenciados, que receberão certificados, à medida que realizarem o trabalho de revisores dos manuscritos encaminhados às cegas e aos pares. Além dos professores da UNIFESSPA, também poderão ser convidados outros professores/pesquisadores com currículo compatível às sessões temáticas dessa Revista Eletrônica, visando a ampliação do corpo de revisores. Vale ressaltar o apoio técnico e administrativo da Editora UNIFESSPA, CTIC/UNIFESSPA, cursos de bacharelado de Engenharia Civil (IEA e FAEC/UNIFESSPA), de Licenciatura em Matemática (IEA/UNIFESSPA) e mais recentemente a integração de um membro representante do curso de bacharelado de Arquitetura e Urbanismo (IEA/UNIFESSPA).