Apresentação

A Revista GPES - Estudos Surdos é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos-GPES, grupo registrado na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisas-CNPq que realiza o projeto de pesquisa: Educação de Surdos: políticas de inclusão, educação bilíngue, práticas pedagógicas, contextos de ensino e formação de professores, aprovado pelo Instituto de Linguística, Letras e Artes-ILLA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa.
Participam do GPES pesquisadores de diferentes segmentos da educação, tais como docentes e discentes da Unifesspa e de outras IES e docentes da educação básica, realizando pesquisas em diversos municípios do Pará, sobretudo na região Sul e Sudeste, para fazer um panorama de como está acontecendo a educação de surdos nesta região (paraense, amazônica). A Revista GPES - Estudos Surdos objetiva publicar os resultados das pesquisas do grupo, a partir dos anais de eventos, mas também abrir espaço para que outros pesquisadores possam apresentar resultados de pesquisas realizadas nas diversas regiões do estado do Pará e nos demais estados do país, contribuindo para a reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a inclusão educacional das pessoas com surdez. Além de publicar as atividades do grupo na realização de ações de extensão como oficinas, minicursos ou cursos de Língua Brasileira de Sinais-Libras e demais ações dentro da temática da Educação de Surdos.

Foco e Escopo

A Revista GPES – Estudos Surdos é uma publicação anual de trabalhos originais e inéditos, relacionados com a educação de surdos e os estudos linguísticos da língua de sinais. 
Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Processo Editorial

Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares com imparcialidade.
Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Mestre ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.
Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e ficará na responsabilidade do autor principal a ciência e autorização de todos para publicação.
Graduação mínima do autor principal: Mestrado.
Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.
A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista GPES – Estudos Surdos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso ocorra de haver edição impressa.
As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas ou em andamento e colaborações assemelhadas.
Resumos expandidos: compreende textos sobre minicursos e oficinas que não devem ultrapassar 04 (quatro) páginas, contendo público-alvo, objetivos, conteúdos temáticos a serem trabalhados; metodologia (descrição da proposta a ser apresentada, objetivos didáticos e procedimentos); avaliação  (descrição do modo de avaliação dos trabalhos desenvolvidos).
Revisões de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades educacionais realizadas com/para pessoas com surdez em espaço de serviço da Educação Especial (Centro especializado, SRM), ou unidade de ensino comum.

Periodicidade

A Revista GPES – Estudos Surdos é uma publicação anual, produzindo 01 (uma) edição por ano, que poderá está agrupada em volumes.

Processo de Avaliação por Pares

Os textos submetidos para publicação na revista, após aprovação prévia da Equipe Editorial, passarão pela avaliação de pelo menos dois pareceristas externos.
A aceitação dos artigos para publicação depende: (1) da recomendação dos pareceristas; (2) da reformulação do texto pelos autores após correções indicadas pelos pareceristas (se houver); (3) da aprovação final dos editores.

Política de Acesso Livre

A Revista GPES – Estudos Surdos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, entendendo que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico deve ser um princípio universal para promover a democratização do conhecimento.

Histórico

Este é o primeiro número da Revista GPES – Estudos Surdos, editado em dezembro de 2018, a partir do evento I Encontro do GPES - Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ocorrido em junho de 2018.
A Revista pretende ser um veículo de publicação dos trabalhos apresentados nos eventos do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos (GPES), e também de textos submetidos diretamente na Revista quando da abertura de período de submissão própria.