A MONITORIA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA BÁSICA I EM CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS CALOUROS - 13

  • Luana Rocha de Sousa
  • Helves Belmiro da Silveira

Resumo

O estudo da disciplina de matemática para a maioria dos alunos é considerado “difícil”, e em algumas ocasiões esses alunos que são oriundos de escola pública ingressam na Universidade sem nenhuma base, isto é, sem nenhum preparo matemático e acabam em muitos casos desistindo do curso, no campus de Santana do Araguaia é a graduação em matemática a responsável pelo maior número de desistentes. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA precavendo as possíveis futuras evasões de seus discentes, por meio da Pro Reitoria de Ensino e Graduação – PROEG, auxilia esses discentes com a abertura da monitoria de Matemática Básica I, em prol de ajudar os mesmos em suas deficiências no ensino de matemática, acarretada por falhas educacionais na rede pública de Santana do Araguaia- PA.

A matemática Básica I, ensinada na educação básica é pouco explorada, uma vez que é um conjunto de regras de linguagens envolvendo: noções lógicas, símbolos, relações e funções. Posteriormente, segundo Lorenzato, 2010 “ninguém ama o que não conhece” enfatizando de modo verídico que só é possível superar as dificuldades encaradas pelos alunos se forem apresentados aos mesmos uma matemática reformulada como ocorre na monitoria. Tendo como aliado nesse processo de ensino-aprendizagem o Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia-(LEMA), além das salas de aula disponibilizadas para os encontros da monitoria utilizou-se ainda a biblioteca da Universidade para auxiliar no desempenho da aprendizagem dos discentes e assim, contribuiucom sua formação para os futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-17
Visualizações
  • Artigo 101
  • PDF 75
Como Citar
de Sousa, L., & da Silveira, H. (2019). A MONITORIA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA BÁSICA I EM CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS CALOUROS - 13. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1009