AGROBIODIVERSIDADE DA FEIRA DOS POVOS DO CAMPO DA UNIFESSPA - 101

  • Elmer Viana Gonçalves
  • Glaucia de de Nazaré Sousa dos Santos
  • Helyanara Fernanda Maranhão de Sousa
  • Rodrigo de Almeida Muniz
  • Amintas Lopes da Silva Junior

Resumo

Sistemas agroflorestais são elementos importantes da agricultura familiar no Brasil, de onde as famílias tiram parte considerável de seu sustento. Geralmente, nesses sistemas são cultivadas espécies que a família vai consumir durante o ano, e o excedente é comercializado ou até mesmo dividido entre a comunidade vizinha.
A Feira dos Povos que ocorre na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará tem como objetivo uma interação entre os produtores rurais com a comunidade do município de Marabá, além de ser uma oportunidade de compartilhar experiências entre os diversos atores envolvidos nessa feira. Percebendo a importância e o potencial da Feira dos Povos, o grupo de Programa de Educação tutorial buscou estudar a produção agrícola desses feirantes, assim como verificar a importância da agro biodiversidade para o sistema agrícola e a comunidade dos assentamentos como um todo. É importante destacar que, levando em consideração a importância da segurança alimentar e sua negligência pelas grandes corporações que comercializam alimentos produzidos com o uso irracional e insustentável de agrotóxicos, muitos deles proibidos em centenas de países; assim ressaltando a importância de uma produção orgânica e sustentável de alimentos que a feira trás para os consumidores de Marabá. Os integrantes da feira são compostos por agricultores e agricultoras oriundos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro, Projeto de Assentamento Vinte e Seis de Março e Projeto de Assentamento Três Ilhas. Os alimentos que esses agricultores cultivam variam de raízes tuberosas, frutos, leguminosas, folhas até produtos de origem animal, tais como ovos, carnes e mel.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-22
Visualizações
  • Artigo 166
  • PDF 119
Como Citar
Gonçalves, E., Santos, G. de, Sousa, H., Muniz, R., & Junior, A. (2019). AGROBIODIVERSIDADE DA FEIRA DOS POVOS DO CAMPO DA UNIFESSPA - 101. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1083

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)