COLEÇÃO DIDÁTICA ZOOLOGIA

Autores

  • Elisandra Silva Canela
  • Caroline Nebo

Palavras-chave:

Animais invertebrados; vertebrados; coleção zoológica

Resumo

O projeto de ensino visou realizar o levantamento do material biológico para a construção de uma
coleção de zoologia de animais invertebrados e vertebrados. A utilização desses animais nas aulas práticas de
laboratório foi uma estratégia de ensino para aproximar o conteúdo teórico abordado em sala de aula com a
prática, uma vez que os discentes podem observar as características morfofisiológicas das diferentes espécies
animais através dos padrões de tamanho, coloração e textura corporal, contribuindo de forma significativa para
formação dos alunos. A metodologia de ensino visou diminuir o número de reprovações na disciplina e
despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Zoologia. Além disso, a elaboração da coleção de animais
invertebrados e vertebrados será importante para as demais disciplinas de Ecologia, Apicultura, Fisiologia
Animal e Parasitologia que fazem parte das disciplinas obrigatórias do curso de graduação. Assim, o objetivo
do projeto de ensino foi de realizar a coleta, o levantamento de materiais biológicos e identificação dos animais
invertebrados e vertebrados para a composição da coleção de zoologia para a realização de aulas práticas para
o curso de Zootecnia, como também ensinar os alunos de graduação os métodos de coleta e preservação de
material biológico. Foram coletadas amostras de animais invertebrados como moluscos (mexilhão de água
doce Corbicula flumínea), insetos (mamangava Xylocopa, broca-do-cacho-do-coqueiro Homalinotus
coriaceus, borboleta Brassolis sophorae e barata cascuda Blaberus).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Canela, E. S., & Nebo, C. (2022). COLEÇÃO DIDÁTICA ZOOLOGIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1–5. ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1744