Monitoria de Química Geral Experimental e Laboratório de Química Analítica Qualitativa: Uma ferramenta essencial para a melhoria da construção do processo de ensino e aprendizagem.

  • Álvaro Felipe Dalfeith Monteiro
  • Robson Mota de Jesus

Resumo

As atividades de monitoria associadas as disciplinas com práticas de laboratório se mostram vitais na construção de um processo de ensino e aprendizagem significativa, haja vista que, a presença de um monitor em sala confere aos discentes incluídos nas disciplinas um auxílio a mais no que tange a esclarecimento de dúvidas, apoio durante as práticas experimentais, bem como, na construção de relatórios experimentais e científicos. Ademais, confere um apoio também ao docente responsável pelas disciplinas, pois o discente monitor colabora com atividades extraclasse, coordenando grupos de estudos que difundem os saberes explanados nas aulas práticas. Neste projeto, realizou-se as atividades de monitoria em duas disciplinas práticas: Química Geral Experimental e Laboratório de Química Analítica Qualitativa, onde o monitor atuou potencialmente no apoio aos discentes nas práticas experimentais, bem como suporte para construção de relatórios e esclarecimento de dúvidas, além de momentos extraclasse para orientações a respeito das atividades propostas nas disciplinas. Percebeu-se ao final das atividades previstas no projeto, uma baixa adesão por parte dos alunos no que tange ao contato com o monitor, além da procura extra classe mínima, o que impactou negativamente a resolução as atividades propostas pela disciplina. Todavia, houve uma melhor fluidez nas aulas experimentais, pois os alunos esclareciam suas dúvidas tanto com o docente, e preferencialmente com o monitor. Constatou-se ao final, mesmo com as dificuldades enfrentadas, um desenvolvimento teórico-prático significativo nos alunos, o que valida que a presença dos monitores colabora com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 19
  • PDF 12
Como Citar
Monteiro, Álvaro, & Jesus, R. (2024). Monitoria de Química Geral Experimental e Laboratório de Química Analítica Qualitativa: Uma ferramenta essencial para a melhoria da construção do processo de ensino e aprendizagem. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2726