ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO NO SEXTO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRP
Resumo
Este trabalho compreende uma intervenção pedagógica voltada para o ensino e a aprendizagem de
multiplicação, desenvolvida durante o Programa Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho consiste
em apresentar um relato de experiência de uma atividade lúdica que contempla o ensino de multiplicação de
maneira dinâmica e interessante para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Irmão Pio
Barroso, em Santana do Araguaia, Pará. A proposta busca discorrer sobre as potencialidades do lúdico em
sala de aula, as considerações acerca do ensino matemático, pautado no conteúdo de multiplicação e também,
reflete nas contribuições que este trabalho pode proporcionar. Para alcançar esse objetivo, optou-se por
empregar uma metodologia de projetos de trabalho de caráter qualitativo, que permite analisar de forma
subjetiva os conhecimentos, feitos a partir de embasamento teórico sobre o assunto. Os resultados e
discussões obtidos indicam que a intervenção proporcionou a melhoria da aprendizagem, postura ativa e
interação entre os estudantes. A partir da análise dos resultados, conclui-se a importância da introdução de
recursos lúdicos, como eficaz estratégia didática para o processo de ensino e aprendizagem de multiplicação
nos anos finais do Ensino Fundamental.