EXPLORANDO O JOGO MATEMÁTICO TRIMINÓ DA DIVISÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O trabalho compreende o relato de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9° ano do ensino fundamental, na E.M.E.F. Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia-PA, durante as ações do Programa Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática pela UNIFESSPA- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Com o propósito de descrever e analisar sobre a importância da introdução de jogos lúdicos em salas de aula que têm relação estreita com os conteúdos matemáticos. A pesquisa é de caráter qualitativo, elaborada para potencializar o ensino das divisões, no qual foi utilizado o jogo Triminó da Divisão, que foi modificado para tornar a aula mais dinâmica, lúdica e interessante para os alunos. Percebeu-se o bom desempenho dos alunos durante a execução do jogo, proporcionando os resultados esperados e gerando contribuição para a aprendizagem sobre suas dificuldades na divisão, além da cooperação ativa dos alunos.