O SUDOKU COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Shaiury Silva Guimarães
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

Este resumo tenciona relatar a experiência didática do jogo Sudoku aplicado durante as ações do Projeto Residência Pedagógica, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Jorceli Silva Sestari, no período vespertino. Conduziu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, focada em averiguar o desempenho dos alunos em atividades voltadas ao raciocínio lógico. Esta análise teve como objetivo avaliar se jogos como o Sudoku podem auxiliar no ensino de Matemática, estimulando o raciocínio do discente mediante problemas e a sua capacidade de criar soluções para os mesmos ao planejar a melhor jogada mediante as regras do jogo. A presente atividade foi escolhida após observar algumas aulas do professor regente da turma e notar a dificuldade dos estudantes perante a resolução de problemas. Alguns minutos depois de aplicar a atividade, foi possível identificar uma mudança na postura dos alunos, que ao invés de desistirem diante do desafio da atividade, resolveram se agrupar e tentar novos caminhos para encontrar a solução para o quebra-cabeças japonês. Entre os estudantes, poucos desistiram do exercício, tendo a maioria buscado ajuda para a resolução com os colegas e com a bolsista. Percebeu-se que, neste ambiente escolar, o Sudoku se mostrou um excelente recurso no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, possuindo grande potencial educativo ao proporcionar a reflexão e planejamento estratégico na resolução de problemas, além de melhorar a atenção dos alunos em situações diversas que necessitem da tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Guimarães, S. S., Evangelista, C. J., & Evangelista, D. H. R. (2024). O SUDOKU COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2792