OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR A ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

  • Jaqueline De Sousa Lima
  • Letícia Silva Amaral
  • Elaine Ferreira Dias

Resumo

O projeto de nivelamento de língua portuguesa, atividade vinculada ao Programa Institucional de
Apoio ao Discente Ingressante (PADI - 2022), no Instituto de Estudos do Xingu, UNIFESSPA, teve como
proposta a oferta de 6 (seis) oficinas de língua portuguesa visando o atendimento aos alunos ingressantes dos
três cursos da Unidade, quais sejam, Letras, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. O intuito do projeto
foi possibilitar uma formação complementar aos alunos ingressantes no ensino superior, a partir da revisão de
conhecimentos básicos da língua portuguesa, no que concerne à escrita acadêmica e ao emprego de estruturas
gramaticais. Para tanto, foi aplicada uma metodologia de ensino que possibilitasse a reflexão e uma
participação ativa. Nesse contexto, propõe-se a prática de oficinas de língua portuguesa como alternativa
para complementação na formação linguística dos alunos ingressantes, além de servir para reduzir a evasão
no ensino superior. Apesar dos desafios, como tempo de planejamento e disponibilidade de materiais, as
oficinas mostraram-se eficazes no seu intuito e cumpriram com os objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 10
  • PDF 35
Como Citar
Lima, J., Amaral, L., & Dias, E. (2024). OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR A ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2794