ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO PIBID EM CUMARÚ DO NORTE

Autores

  • Liliane Rodrigues Honorato
  • Hidhazio dos Santos Machado
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

Durante o período de outubro de 2022 a abril de 2024, nossa participação no Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou uma experiência valiosa de imersão no ambiente
escolar da Escola Iron Fernandes da Silva, em Cumarú do Norte. O PIBID, vinculado à Política Nacional de
Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), visa integrar estudantes de licenciatura à prática
pedagógica em escolas públicas de educação básica. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as
repercussões do PIBID no ensino de matemática em turmas de 6º e 7º ano em Cumarú do Norte. Trata-se de
um estudo qualitativo que reflete sobre as atividades desenvolvidas e resultados atingidos. Um dos principais
desafios identificados foi a falta de interesse dos alunos pelas aulas de matemática, o que compromete o
processo de aprendizagem. Os estudantes relatavam que se sentiam desmotivados e que as aulas eram
monótonas, ou que os levavam a não estudar com prazer. Diante desse cenário, optamos por adotar estratégias
pedagógicas baseadas em materiais manipuláveis, com o intuito de promover uma aprendizagem mais
dinâmica e envolvente. A utilização de materiais manipuláveis permitiu transformar o processo de ensinoaprendizagem, tornando-o mais interativo e estimulante. Evidenciamos que o uso de recursos alternativos se
tornou essencial para despertar o interesse dos estudantes e incentivar seu aprendizado. Os resultados
mostraram uma mudança significativa na atitude dos alunos, que passaram a demonstrar maior interesse nas
aulas e no conteúdo abordado, promovendo uma aprendizagem mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Honorato, L. R. ., Machado, H. dos S. ., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. . (2025). ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO PIBID EM CUMARÚ DO NORTE. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3006