UMA PROPOSTA PARA INCLUIR ESTUDANTE COM TDAH NA AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho é fruto de observações, reflexões e aplicações que ocorreram durante o projeto
Residência Pedagógica do curso de licenciatura em matemática da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará), sendo aplicada ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública local. Tendo por
objetivos apresentar uma aula programada sobre números inteiros voltada a estudantes com TDAH; executar
o jogo matemático ganhe ou perca; observar se é efetivo ou não na inclusão de um aluno com TDAH e dos
demais alunos, junto ao aprendizado obtido na aula expositiva e no jogo. Trata-se de um estudo qualitativo
que reflete sobre a atividade desenvolvida e os resultados atingidos. A atividade proposta atendeu as
expectativas de ensino, promovendo a inclusão de todos, cumprindo bem o que é proposto de um jogo
matemático; a compreensão do conteúdo específico trabalhado junto a diversão proporcionada por uma
atividade recreativa.