O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SENSORIAMENTO REMOTO E CARTOGRAFIA

Autores

  • Pablo Patrick Lopes Moreira
  • Elivelton da Silva Fonseca

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto das ferramentas computacionais no processo
de aprendizado dos alunos na disciplina de Sensoriamento Remoto e Cartografia, durante o projeto de
monitoria nas duas disciplinas. Para atingir nossos objetivos, adotamos uma abordagem baseada na criação de
itinerários formativos em materiais tutoriais. Estes materiais foram desenvolvidos com base em pesquisa
bibliográfica aprofundada e treinamento prévio no Laboratório de Cartografia, como forma de apoiar os tópicos
da disciplina. Após a implementação das ferramentas de ensino, conjuntamente com exposições teóricas,
observamos melhorias significativas no desempenho dos alunos. Com o material, o percentual de sucesso nos
testes e avaliações demonstrou um aumento na compreensão dos conceitos de Sensoriamento Remoto e
Cartografia, bem como uma maior capacidade de aplicá-los em contextos práticos. Concluímos que o uso das
ferramentas de ensino da era digital apresentam um impacto positivo no aprendizado dos alunos em
Sensoriamento Remoto e Cartografia. Também se mostraram instrumentos de sedimentação de conceitos e
promoção de ações futuras para os alunos do bacharelado em Geografia.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Moreira, P. P. L. ., & Fonseca, E. da S. . (2025). O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SENSORIAMENTO REMOTO E CARTOGRAFIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3067