RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID -VIVÊNCIA E SEUS PROBLEMAS NOS MÉTODOS ARCAICOS E APLICAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS.
Resumo
Durante nossa breve passagem pelo PIBID, os discentes da Unifesspa, presentes neste projeto puderam
vivenciar como é a vida de um professor do ensino fundamental público, como funciona a dinâmica dentro
da sala de aula através do método de observação, desde o planejamento a aplicação dos métodos
desenvolvidos pelos alunos. Os discentes tiveram essa vivência desde atividades desenvolvidas pelo
professor presente em sala de aula a provas aplicadas durante o bimestre. O PIBID foi essencial para o
desenvolvimento daqueles presentes no projeto, pois foi um passo para começar o primeiro estágio
obrigatório mais preparado. Sendo apresentado uma realidade um pouco mais real do que é proposto na sala
de aula da universidade. Ter a visualização real confrontou um pouco com as expectativas criadas pelos
alunos pois mostra que nem tudo que é ensinado na sala de aula pode ser realmente aplicado da mesma
forma em uma sala de aula para crianças do fundamental, nesse mesmo assunto se aplica a dificuldade que
alguns professores têm em querer mudar sua metodologia, apenas utilizando métodos que são mais facil de
se aplicar, algo que poderia ser considerado arcaico,sem realmente focar no aprendizado dos discentes.
Foram feitas observações na turma do 7°ano B da escola EEEFM PROF° Oneide de Souza tavares nas aulas
de ciências do professor João Paulo, logo de início foi perceptível a falta de compreensão de alguns alunos
visto que eles estavam apenas submetidos às mesmas aulas de sempre,com uso de livro e quadro,algo que
não prende a atenção do alunos do dia de hoje. Junto com a direção da escola foi apresentada a ideia de que
poderia ser realizado um feira de ciências para realmente testar o conhecimento dos alunos e os estimular a
serem mais abertos aos estudos para que pudessem apresentar ao público e até aos outros alunos. Aplicando
essa metodologia era esperado uma melhora na qualidade de ensino mesmo que mínima, para que ocorra um
melhor desenvolvimento dos alunos e os afastar daquele costume rotineiro.