BENEFÍCIOS ORIUNDOS DO EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL NO PERÍODO 2017.2

  • Jean Lucas de Souza Lima
  • Francisco Adriano de Oliveira Carvalho

Resumo

As dificuldades apresentadas pelos discentes durante a disciplina de Química Geral Experimental tornou-se evidente aos docentes que ministraram a mesma, uma vez que durante as aulas práticas os alunos executavam os experimentos com pouca precisão, seja por falta de familiaridade com as vidrarias e equipamentos ou pela dificuldade associada ao conteúdo teórico a respeito dos fenômenos químicos. Vale ressaltar, que a disciplina é responsável por possibilitar o primeiro contato dos discentes com o laboratório, e, consequentemente, torna-se de extrema importância paras as disciplinas subsequentes que serão ministradas em laboratório.
Partindo desse pressuposto, o corpo docente da Faculdade de Química optou por inserir a disciplina no programa de monitoria ofertado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), afim de melhorar o desempenho dos discentes e garantir a base necessária para as demais disciplinas experimentais do curso. É importante mencionar que o exercício de monitoria por discentes de graduação é pautado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que autoriza a atuação de discentes da educação superior dentro da instituição na qual está matriculado.
No período de monitoria o curso de Química recebeu mais de 40 alunos, fato este, que sobrecarrega os docentes no exercício de suas atividades, principalmente no âmbito experimental, onde a atenção aos discentes deve ser dobrada. Dessa forma, a presença do monitor tanto em sala de aula quanto em laboratório visa o desafogo do docente e a melhoria da aprendizagem dos discentes.
Diante do exposto, este trabalho visa explanar a respeito dos resultados obtidos com a atividade de monitoria realizada no período de 01/06/2016 a 30/09/2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-26
Visualizações
  • Artigo 92
  • PDF 75
Como Citar
Lima, J., & Carvalho, F. (2019). BENEFÍCIOS ORIUNDOS DO EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL NO PERÍODO 2017.2. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/454