AMOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA QUE VISA LEVAR TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PARA TURMAS DE 9º ANO
Resumo
O ensino de Física no Ensino Fundamental é normalmente centrado e limitado a conteúdos referentes à Física desenvolvida até meados do século XIX, início do século XX, denominada Física Clássica, deixando de lado praticamente toda a Física desenvolvida no decorrer do século XX e XXI, a Física Moderna (FM). Neste trabalho apresenta-se a proposta de se levar alguns conceitos de Física Moderna (FM) a turmas de 9º ano de escolas públicas e particulares na cidade de Marabá, PA. Esta iniciativa deu-se pelo reconhecimento da necessidade de inserção de conteúdos de FM no âmbito escolar. Fato este que vem sendo tema de diversas pesquisas nos últimos anos, e que leva em conta várias justificativas. Destacando-se dentre as muitas, a difusa utilização dos conceitos de Física Moderna nas aplicações tecnológicas presentes a quase todo o momento nas nossas vidas. Contudo, sabe-se também, que o currículo escolar não tem acompanhado esse desenvolvimento tecnológico, tornando com isso o ensino de física cada vez mais defasado em relação ao que acontece no mundo. Vale ressaltar, que comumente o professor depara-se, em sala de aula, com discussões sobre novas descobertas científicas, ou mesmo um novo produto que foi lançado no mercado que gera curiosidade por parte dos alunos do ensino básico, e que sem o conhecimento mínimo de FM não há como o professor desenvolver uma discussão a respeito desses temas. Nesse sentido, de acordo os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), o aprendizado em Física deve estimular os jovens a este tipo de questionamento. Cabe, no entanto, a própria disciplina fornecer subsídios que permitam o estudante entender e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos que estão contextualizados e vinculados na sua realidade. Dessa forma, o aluno reconhece que a ciência está presente de maneira efetiva em suas vidas, e que esta contribui na compreensão do mundo que o cerca. (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, a proposta está fundamentada em uma análise sobre os PCN’s, visto que, estes se constituem em uma base curricular nacional, e são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. Tendo como principal objetivo, orientar e subsidiar os professores brasileiros com a socialização de discussões, pesquisas e recomendações no âmbito pedagógico, constituindo-se de uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino (BRASIL, 1997). Desse modo, após fazer uma análise em seus eixos temáticos, foram escolhidos os tópicos que se encaixam de maneira explícita ou até mesmo de uma forma mais implícita no que neles são propostos, para serem levados nas escolas. Também se buscou dentro dos PCN's uma referência para ser usada na metodologia visando introduzir os tópicos da melhor forma possível. Desse modo, levando em conta sua natureza aberta, onde apontam para o uso de uma diversidade de recursos didáticos, optou-se para tanto, no uso de experimentos simples e de baixo custo, visto que estes aproximam a vivência direta de alguns dos princípios subjacentes da Física Moderna à tecnologia atual. O objetivo dessa iniciativa é difundir os conhecimentos científicos referentes a conteúdos de FM por meio da prática experimental. Na pratica, a proposta não consiste necessariamente em tratar de cada tópico previamente escolhido minuciosamente. O objetivo em si, é fazer com que o aluno já no ensino fundamental adquira alguma noção do que é Física moderna, que tenham um contato com conceitos e indagações trazidos pela Física desenvolvida nos últimos dois séculos, visto que, isso comumente não acontece nessa etapa escolar. Cabe ressaltar também, que a real intenção em levar essa amostra de ciências aos alunos desse nível escolar, é estabelecer um estreitamento entre a universidade e a escola de ensino básico, visando dessa forma não apenas apresentar conteúdos aos alunos, e sim, contribuir também com os professores atuantes nessas instituições com novas metodologias e ideias, que podem ser usadas na explicação tanto de conceitos referentes à FM, como na de outros conteúdos de nível fundamental ou médio. Para que dessa maneira, trabalhando juntos, possam-se formar jovens instigados e motivados a serem conhecedores do mundo em que vivem.