MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL

  • Danúbia Santos Barros
  • Leonardo Sousa da Silva
  • Luciane Bastitella

Resumo

A importância da experimentação para o aprendizado nas áreas de Ciências é algo sempre discutido pois é preciso que se fuja da visão simplista de que experimentos apenas servem para provar teorias já estabelecidas, é necessário promover o senso crítico do aluno dentro do laboratório. (GONÇALVES & GALIAZZI, 2004).
A monitoria é de extrema importância para todos os envolvidos, para os alunos assistidos é a oportunidade de maximizar o aprendizado, para o professor é o auxílio necessário para poder passar todo o conhecimento para os alunos e principalmente o monitor é o mais beneficiado pois associa o aprendizado com o ensino o que capacita o aluno-monitor para o âmbito profissional. (ANTUNES, S.S. 2016)
A disciplina de físico-química experimental dentro da formação do aluno de engenharia química é crucial pois demonstra os principais conceitos abordados nas disciplinas de Físico-química I e II, que são matérias de grande dificuldade e que geram uma considerável taxa de reprovação. Por isso o laboratório que é onde o aluno é capaz de experimentar os conceitos teóricos e isso traz um melhor aprendizado. Por isso o presente trabalho visa abordar como se deu o projeto de monitoria da disciplina de físico química experimental ministrada para a turma de 2016 do curso de engenharia química na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 346
  • PDF 200
Como Citar
Barros, D., Silva, L., & Bastitella, L. (2019). MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/638