INSERÇÃO DE SOFTWARE LIVRES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

  • Derek Oliveira Correia
  • Fábio Monteiro Costa
  • Armando Brito Abdelnor Neto
  • Rigler da Costa Aragão

Resumo

As inovações tecnológicas pouco têm sido utilizadas na consolidação dos cursos de graduação, principalmente as licenciaturas. Partimos da necessidade de ações que intervenha na realidade, promovendo a reflexão e mudanças qualitativas. A intervenção do professor ainda está reduzida à intervenção tradicional baseada no acúmulo de conteúdo, sem conexão com as rápidas alterações políticas e tecnológicas que modifica e condicionam comportamentos. No ensino médio e principalmente na rede pública a ausência de utilização de tecnologias de informação e comunicação é evidente. Seja pela falta de laboratórios de informática, ou também pela existência de laboratórios sucateados e mal utilizados. Estes problemas estão relacionados com a política de estado de desvalorização dos serviços públicos. No ensino superior a realidade apesar de está longe do ideal, há condições para promoção de ações que foquem na utilização de recursos tecnológicos na formação de professores. Pensando na formação dos futuros professores de Matemática foi proposto o projeto de intervenção metodológica que inseri tecnologias de informação e comunicação através da Modelagem e Simulação Computacional com utilização de software livres e a introdução de linguagem de programação. Segundo Gomes e Ferracioli (2005), a integração de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem sido o enfoque em vários estudos nos últimos anos tanto no âmbito nacional quanto internacional. A modelagem pode ser realizada de diversas formas, sendo uma delas através da utilização de recursos computacionais e, com o avanço da tecnologia da informática, a modelagem computacional adquiriu rapidez e eficiência tanto em relação á construção e validação do modelo quanto em relação aos resultados obtidos por eles. Dessa forma, é possível realizar seguidas simulações com diferentes parâmetros permitindo estabelecer predições sobre o comportamento do sistema modelado e observar sua evolução temporal em um curto intervalo de tempo. Deste modo, a partir de softwares denominados ferramentas de modelagem computacional, a modelagem tem sido empregada na análise de riscos, planejamento de estratégias e tomadas de decisões nas mais variadas áreas desde a economia, previsão do tempo ou ciências Objetivo é introduzir software livre combinado com a modelagem matemática. Isso se dar a partir do processo de simulação que estabelece uma conexão com a programação apresentando uma linguagem de programação e o processo de modelagem. 

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Publicado
2019-08-01
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Como Citar
Correia, D., Costa, F., Neto, A. B., & Aragão, R. (2019). INSERÇÃO DE SOFTWARE LIVRES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/693