MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE ENSAIOS DOS MATERIAIS E FUNDIÇÃO

  • Lucas de Freitas Brasil Marins
  • Yann Vidal Perez
  • Márcio Paulo de Araújo Mafra

Resumo

Nas disciplinas de Fundição e Ensaios do Materiais os discentes têm a oportunidade de realizar
praticas laboratoriais, que os capacitam para atuar no mercado de trabalho, aperfeiçoando seus
conhecimentos teóricos e práticos.
Na metalurgia, a fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste
essencialmente em preencher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas
correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um processo de fabricação inicial, porque permite
a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com mínimas limitações de tamanho, formato e
complexidade, e também é o processo pelo qual se fabricam os lingotes. É a partir do lingote que se realizam
os processos de conformação mecânica para a obtenção de chapas, placas e perfis.
No que se refere a ensaios dos materiais, os engenheiros de uma forma geral, devem compreender
como as várias propriedades mecânicas são medidas e o que elas representam. Essas propriedades são
necessárias ao projeto de estruturas ou componentes que utilizem materiais predeterminados, a fim de que
não ocorram níveis inaceitáveis de deformação e/ou falhas em serviço, ou o encarecimento do produto em
função do superdimensionamento de componentes. Todos esses aspectos são estudados e colocados em
pratica na disciplina de Ensaios dos materiais.
O trabalho de monitoria das disciplinas de Fundição e Ensaio dos Materiais, teve como objetivo,
contribuir para o aprendizado dos alunos e auxiliar os professores as aulas práticas, orientando os alunos as
formas corretas de operar os equipamentos, explicando e acompanhando todas as atividades.

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Publicado
2019-08-01
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  • PDF 74
Como Citar
Marins, L., Perez, Y., & Mafra, M. (2019). MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE ENSAIOS DOS MATERIAIS E FUNDIÇÃO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/720