PROJETO/MONITORIA “FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL" - 50

  • Elilete Macieira Trindade
  • Silvia Helena Cardoso

Resumo

O Projeto de Monitoria “Fundamentos da Linguagem Visual” desenvolvido por um monitor discente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais no período entre setembro a dezembro de 2018, portanto quatro meses de trabalho, contou essencialmente com a participação efetiva da estudante na condução das aulas práticas, bem como na observação constante das aulas teóricas e acompanhamento nas atividades extra sala como leitura e estudo dirigido e viagem técnica. A essência do Projeto/Disciplina “Fundamentos da Linguagem Visual” contemplou o estudo sobre a visualidade e seus fundamentos plásticos e teóricos; os mecanismos e as conexões para o desenvolvimento de um “pensamento visual”, considerando as linguagens bidimensionais – desenho e fotografia; as imagens em movimentos e sonorizadas; e as tridimensionais – o objeto no espaço. A monitoria neste projeto teve por finalidade fazer com que a aluna/monitora fizesse parte do ensino-aprendizagem como protagonista na sala de aula e extra sala. Os resultados foram evidenciados a partir das reflexões colocadas na finalização da monitoria, bem como na execução dos exercícios visuais realizados paralelamente a observação das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-17
Visualizações
  • Artigo 184
  • PDF 191
Como Citar
Trindade, E., & Cardoso, S. (2019). PROJETO/MONITORIA “FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL" - 50. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/967