CONTRIBUIÇÕES PARA A REVITALIZAÇÃO E O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA KỲIKATÊJÊ NA ALDEIA KÔJAKATI - 57

  • Iris Tainã Santos de Souza
  • Ramônica Passos Oliveira
  • Tereza Maracaipe Barboza
  • Lucivaldo Silva da Costa

Resumo

Este estudo apresentada algumas reflexões sobre nossas ações de intervenção metodológica na Escola Mẽ Akre Kôjakati em ocasião do Projeto “Formação de Professores, Planificação e Revitalização Linguística na Escola Mẽ Akre Kôyakati” (PAPIM/2018-2019), que está sendo realizado desde maio de 2018 em parceria com a comunidade da aldeia Kôjakati, localizada no km 16 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste do estado do Pará. A partir de atividades formativas linguístico-pedagógicas realizadas com os docentes indígenas, ancoradas teoricamente em princípios da Linguística Antropológica, confeccionamos um livro e pretendemos elaborar outros materiais, até o final do projeto, para serem usados como aporte metodológico tanto no processo de alfabetização dos discentes na língua Kỳikatêjê, quanto no desenvolvimento de práticas de letramento nessa língua por esses discentes. Com essas atividades, pretendemos contribuir para a revitalização, manutenção e o uso da língua Kỳikatêjê, cuja vitalidade está fortemente ameaçada.

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Publicado
2019-10-17
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Como Citar
Souza, I., Oliveira, R., Barboza, T., & Costa, L. (2019). CONTRIBUIÇÕES PARA A REVITALIZAÇÃO E O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA KỲIKATÊJÊ NA ALDEIA KÔJAKATI - 57. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/973