MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA - 62

  • Jilciene Alves de Freitas
  • Rogério Rego Miranda

Resumo

O programa de monitoria geral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é um reconhecimento de que o processo de formação profissional pode ser realizado com mais eficiência, qualidade, criticidade e de maneira dialógica, contribuindo com formação acadêmica dos discentes monitores e concomitantemente promovendo melhorias na qualidade do ensino-aprendizagem de outros graduandos. No curso de licenciatura em geografia se faz importante pensar praticas pedagógicas inovadoras, sendo a monitoria uma delas. Dessa forma o presente trabalho é resultado do projeto de monitoria aplicado à disciplina geografia da população, cujo objetivo é mostrar a importância da monitoria como instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem dos discentes através do relato de experiência. A metodologia utilizada foi a releitura do aporte teórico, o acompanhamento das aulas dialogadas e ministradas pelo professor-orientador, ao passo que os textos iam sendo discutidos em sala de aula também foi acontecendo alguns debates coletivos e orientações com os alunos, que ocorreram no espaço do Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (Lerassp), com a finalidade de ajudar em uma melhor compreensão acerca dos textos, por fim, fez-se sugestões e discussões com os discentes sobre a proposta de plano de aula que deveriam apresentar na disciplina com o objetivo de realizarem uma aula com base nos temas da geografia da população e que são explorados no ensino básico, mediante conceitos geográficos apreendidos na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-17
Visualizações
  • Artigo 3
  • PDF 19
Como Citar
Freitas, J., & Miranda, R. (2019). MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA - 62. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/974