Description and analysis of Websites for learning listening skills

Palavras-chave: Website. TIC. Habilidade de listening

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar dois websites que podem contribuir na aprendizagem de habilidades de compreensão oral da língua inglesa como língua adicional. As ferramentas conhecidas como “tecnologias da informação e comunicação” - TICs ajudam nesse processo, usadas de forma autônoma ou como recurso possível em sala de aula. O objeto de pesquisa para a análise e discussão foram os websites “Britishcouncil.org” e “Lyrics training.com”, selecionados com base nos critérios indicados por Ana Amélia Amorin Carvalho (2006) para caracterizar um site como “educativo”. A pesquisa utiliza a metodologia analítico-descritiva ao investigar cada site e elementos presentes neles.  A fundamentação teórica é com base nos estudos de Ana Amélia Amorin Carvalho (2006), Artur André Martinez Campos (2008) e Ana Paula Domingos Baladeli (2013). Os resultados das análises apontam que os sites Britishcouncil e Lyricstraining possuem as características abordadas por Carvalho (2006), tendo o primeiro todos os elementos listados pela autora, enquanto o último possui a maior parte dessas características, entretanto, isso não se torna um empecilho para a aprendizagem do estudante na língua adicional.

Biografia do Autor

Ewerton Gleison Lopes Branco, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor de português e de inglês em escolas públicas, privadas e cursos de idiomas em Belém-PA. Foi professor efetivo do Instituto Federal do Pará (IFPA). Participou do programa Fulbright Scholar-in-Residence, como professor visitante em Howard Community College, Maryland - Estados Unidos, em 2013-2014. É professor adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Línguas Estrangeiras - FALEST, campus Bragança, efetivo desde 2009. Atualmente, é vice-coordenador do campus UFPA, Capanema. É vice-coordenador do projeto de pesquisa ET-Multi: Estudos da Tradução multifaces e multissemioses. É tradutor inglês-português. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira - Inglês e em Estudos da Tradução.

Referências

BALADELI, Ana Paula Domingos. A aprendizagem de língua inglesa mediada por sites educativos. Revista Trama, v.9, n.18, p.65-73, 2013.

BARBOSA, Gustavo Lucas. A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da Língua Inglesa. 2016. 54 f. (graduação)- Curso de Licenciatura em Letras - português/inglês, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14697/1/PB_COLET_2016_2_11.pdf. Acesso em 15 de abr. de 2022.

BENSON, Phil. Autonomy in language teaching and learning. Cambridge University Press, Lang. Teach. 40, 21–40, 2006.

BRITISH COUNCIL. Learn English Online. 2022. Disponível em: https://learnenglish.britishcouncil.org/. Acesso em 11 de out. de 2022.

CARVALHO, Ana Amélia Amorin. Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, p. 55-78. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5922/1/Indicadores%20de%20Qualidade%20de%20Sites%20-SACAUSEF%20-AAC.pdf. Acesso em 11 de out. de 2022.

CAMPOS, Artur André Martinez. A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA USANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.

Dickinson, L. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

DWOLE, Martin. Nossa História no Brasil. British Council, 2022. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sobre/nossa-historia. Acesso em 11 de out. de 2022.

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. ENSINO E APRENDIZAGEM: Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em psicologia, v.5, 2001. Disponível em:https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321/2665. Acesso em 15 de abr. de 2022.

LÓPEZ, Carlos Alberto Manso; MOURA, Sérgio Arruda de; DELGADO, Alfredo Camacho. A aprendizagem das habilidades auditivas: um meio e um fim na aquisição de línguas estrangeiras. Alfa: Revista de linguística, v.64, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/Wxfvv984JRHDyyB3YNycYRw/abstract/?lang=pt. Acesso em 16 de abr. de 2022.

NDUWIMANA, Arcade; NDORICIMPA, Clément. The use of ICT Tools in learning English autonomously. JOLLT - Journal of Languages and language Teaching, v. 11, n. 4, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374768443_The_Use_of_ICT_Tools_in_Learning_English_Autonomously. Acesso em 25 de maio de 2024.
Publicado
2024-08-16
Visualizações
  • Artigo 12