O Ensino do Gênero discursivo biografia pela Estrutura Potencial do Gênero (EPG): Um relato de experiência sobre uma teoria pouco falada
Keywords:
Relato de experiência. Estrutura Potencial do Gênero. Gênero BiografiaAbstract
O presente relato tem como objetivo compartilhar reflexões acerca da utilização da Estrutura Potencial do Gênero (EPG), uma teoria sistêmico-funcional para análise de gêneros discursivos, como recurso de ensino da língua portuguesa. Neste trabalho, optou-se por trabalhar com o gênero biografia, ao qual analisamos os resultados alcançados durante a regência com turmas do terceiro ano do ensino médio. Essa experiência foi vivenciada durante a prática do estágio supervisionado II, requisito obrigatório e componente curricular do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Venda Nova do Imigrante. O estágio ocorreu em uma unidade de ensino estadual do Espírito Santo em Venda Nova do Imigrante, no período de março a maio de 2023. Ao todo, alcançaram-se quarenta e cinco atividades (47) realizadas em grupos de três a quatro pessoas, as quais apenas vinte e nove (29) realizaram a estrutura: No>(Dt)>Pr>Lg’*>Ce>(For)>Or>(Hb)>Ob>(Esc)>(Div)>(Col). Por meio dessa investigação, evidenciou-se que a atividade possui um grau de complexidade alto, já que dezoito (18) grupos não conseguiram realizar a fórmula do gênero, mesmo que conseguindo identificar enunciados com sentidos diferentes. Ficou evidente a predileção dos alunos pelas mesmas biografias, provavelmente por estrutura do texto mais acessível à sua leitura. Por fim, justifica-se essa experiência pela legitimação do texto como material de estudo.
References
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal/ Mikhail Bakhtin ; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. - 4ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 2ª Ed. Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.
CRISTOVÃO, V. L. L., & Beato-Canato, A. P. M. A formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1), 2016.
DE ARAÚJO ALMEIDA, G. M. O gênero biografia como recurso jornalístico e didático pedagógico. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2022.
HASAN, R. The structure of a text. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University press, 1989. p. 52-73.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras com Habilitação em Português. Venda Nova do Imigrante, 2020.
NAVARRO, Federico. Aportes para una didáctica de la escritura académica basada en géneros discursivos. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, p. e2019350201, 2019.
Navarro, F., & Revel Chion, A. Escribir para aprender. Disciplinas y escritura en la escuela secundaria. Buenos Aires: Paidós, 2013.
NAVARRO, F. Más allá de la alfabetización académica: las funciones de la escritura en educación superior. Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir: Vol. 1: Iss. 9, Article 4, 2021.
RAMALHO, H. A.; VIAN JR., O.; COOPER, J. S. GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 217–234, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.112733. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733. Acesso em: 21 jun. 2023.
SIMÕES, A. C. A configuração do gênero tira autobiográfica: uma abordagem sistêmico funcional. Anais das 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, v. 20, 2021.
SIMÕES, ALEX CALDAS. A relação entre as cadeias coesivas verbo-visuais das tiras cômicas seriadas e sua configuração genérica. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, p. 1-42, 2022.
VIAN JUNIOR, Orlando. Conceito de gênero e análise de textos de vídeos institucionais. São Paulo, 1997. 129f.
VIAN JR., Orlando. O planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso: mapeamento de experiências vividas e interpretações sobre um percurso. São Paulo, 2002. 227f.