Sentidos de leitura crítica na BNCC
Palavras-chave:
BNCC. Leitura crítica. Semântica do Acontecimento.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento semântico da expressão leitura
crítica, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo
que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem
desenvolvidas ao longo da educação básica. Para isso, dois excertos foram recortados dos
trechos referentes à Competência de Leitura, que notabilizam as únicas ocorrências da expressão
nominal em todo o texto base do currículo educacional nacional. Esta análise se
fundamenta na Semântica do Acontecimento (SA), teoria desenvolvida por Guimarães (2002;
2018), que considera a constituição histórica do sentido, a não transparência da língua e a
temporalidade própria do acontecimento enunciativo. Entre outros conceitos, mobilizaremos
os mecanismos de análise propostos pela SA, tais como os procedimentos de Reescrituração,
Articulação e Domínio Semântico de Determinação (DSD). A partir do mecanismo de
sondagem, percebemos que não há nos textos regulamentares uma orientação clara ou
mesmo descrição do que seria leitura crítica, porém os sentidos apontam para que a leitura
crítica seja uma atribuição de valores, mas que estes valores só podem ser efetuados por
quem sabe fazer uma leitura crítica, o que divide hierarquicamente a sociedade, atribuindo a
alguns a possibilidade de valorar um texto ou uma produção cultural.