A experiência dos Círculos de Leitura em uma escola pública em contexto Amazônico: Desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Círculos de Leitura; Formação de leitores; Professores; Alunos.Resumo
Neste artigo, buscamos relatar a experiência da aplicação de um projeto de Círculos de Leitura, realizado em uma escola pública de ensino fundamental do/no município de Marabá, Sudeste do estado do Pará. O referido projeto teve por objetivo demonstrar, na prática, que é possível realizar uma abordagem eficaz da leitura literária, a qual seja capaz de despertar a atenção e o interesse dos educandos, distanciando-se, assim, da realidade que vem sendo apontada por diversos estudiosos acerca da ineficácia da abordagem do texto literário nas salas de aula da educação básica do país. Nossas discussões ancoram-se nos pressupostos teóricos de Abreu (2001, 2004), Antunes (2009), Cosson (2010, 2011,2021), Freire (1987, 2000, 2018), Kleiman (2005), Lajolo e Zilberman (2019), Rojo (2004), Soares (2004, 2009), dentre outros, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicaram que, quando o (a) professor (a) consegue trabalhar metodologias de abordagem da leitura literária diferente das que tradicionalmente são utilizadas, em sala de aula, os educandos demonstram maior interesse e se mostram mais participativos.
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