The use of technology in educational contexts: The platforms Zoom and Meet as tools for supporting synchronous online teaching
Palavras-chave:
Ferramentas Tecnológicas. Ensino Remoto. Sociointeracionismo de Vygotsky.Resumo
O uso da tecnologia em tempos de pandemia tem sido uma forma educacional indispensável para manter o vínculo com os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar o uso das ferramentas tecnológicas em um contexto de ensino remoto durante o período pandêmico, descrevendo as plataformas Google Meet e Zoom e relacionando assim com obras e pensadores que abordaram os meios de interação. O método de pesquisa abordado é o estudo de caso descritivo, a leitura de material teórico e relato de experiência. Pautado em pesquisa bibliográfica, este estudo está fundamentado na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky (1978), o qual teve uma importante contribuição no estudo da capacidade cognitiva e linguística dos alunos priorizando a interação, além de Walker e White (2013) no que concerne a tecnologia. Finalmente, com base nos resultados da comparação entre as duas plataformas, observa-se que embora as duas possam ser um meio de interação, o Google Meet oferece mais tempo de uso, é mais barato e parece ser mais seguro
Referências
ALMEIDA, Elizabeth et al. Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem. Minas Gerais: Betim, 2021. Available in: < https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14388/1/Contribui%C3%A7%C 3%B5es%20do%20sociointeracionismo.pdf>. Access in: Mar. 10, 2022.
ASWIR, Hadi, S., M., DEWI, R., F. (2021). Google Meet Application as an Online Learning Media for Descriptive Text Material. Jurnal Studi Guru dan Pembelajaran, 4(1), 189–194.
BARBOSA, F. Encaminhamentos Pedagógicos Sócios Interacionistas para o Ensino Fundamental I. Paraná: Medianeira, 2013. Available in:
<https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20870>. Access in: Mar. 10, 2022.
BASTOS, Rafael. (2021). Interações discursivas em uma aula on-line de língua inglesa na plataforma Google Meet. Revista Tabuleiro de Letras, 15(1), 120–137.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DELORS, Jacques. Os 4 pilares da Educação. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. Available in: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T1SF/Sandra/Os-quatro-pilares-da-educacao.pdf>.
Access in: May 30, 2022.
ECHALAR, Adda; PEIXOTO, Joana. Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Goiás: Goiânia, 2017. Available in: <https://www.researchgate.net/publication/315861012_Programa_Um_Computador_por_Alun o_o_acesso_as_tecnologias_digitais_como_estrategia_para_a_reducao_das_desigualdades_so ciais>. Access in: Nov.07, 2021.
KESSLER, M., Loewen, S., TREGO, D. (2021). Synchronous video computer-mediated communication in English language teaching. ELT Journal, 75(3), 03 – 06.
MARCELINO, U. Cyberbullying: O que é e como pará-lo: 10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying. UNICEF. [S.I.], [s.d]. Available in: <https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo>. Access in: Nov. 11, 2021.
McCARTHY, John; WRIGHT, Peter. Technology as Experience. England: Massachusetts Institute of Technology, 2004.
MENEZES, C. A. Translating Teaching in Public University: A brief survey and a dialectic proposal for translation teaching materials, 2021. 280 p. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2021.
MOTA, Mailce et al. Língua e Literatura na Época da Tecnologia. UFSC, 2015.
NASCIMENTO, Ana Carolina et al. Mão na Massa: ferramentas digitais para aprender e ensinar I. São Paulo: Parábola, 2019.
OECD, What do we know about children and technology?, 2019. Available in:
<https://www.oecd.org/education/ceri/Booklet-21st-century-children.pdf>. Access in: Mar. 12, 2022.
OLIVEIRA, Ana. Práticas Pedagógicas inspiradas no Sociointeracionismo: em busca de uma Educação a Distancia Significativa. Rio de Janeiro, 2014. Available in: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/165.pdf>. Access in: May 03, 2022.
SEMMAR, Y.; AL-THANI, T. Piagetian and Vygotskian Approaches to Cognitive Development in the Kindergarten Classroom. (2015). Journal of Educational and Developmental Psychology 5(2), 1–7.
SINGH, Ravinder; AWASTHI, Soumya. Updated Comparative Analysis on Video Conferencing Platforms- Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, WebEx Teams and GoToMeetings. EasyChair Preprint, 2020.
TOMAR, Reena. Information Communication Technology, (2021), 1– 11.
WALKER, Aisha; WHITE, Goodth. Technology Enhanced Language Learning. Oxford; 1ª edição, 2013.
WHITE, Cynthia. Language Learning in Distance Education. Cambridge; 1ª edição, 2003.
ZAVERSHNEVA, Ekaterina; VEER, René . (2018). Lev Vygotsky. Encyclopedia of Evolutionary Psychological Science, 1 – 4.