Sobre a Revista

1. APRESENTAÇÃO

A revista possui caráter científico visando a divulgação de pesquisas originais e alinhadas com práticas do mercado de trabalho. Também se trata de uma ferramenta de cunho colaborativo para contribuir com a visibilidade de pesquisas e cooperação entre seus pesquisadores. O periódico é totalmente de ACESSO ABERTO e apoia as declarações COAR-UNESCO (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000215863) e DORA (https://sfdora.org/read/), pois não há cobrança para submissão ou publicação de artigos

A IMPACT projects possui registro ISSN 2764-9725 e publica seus artigos com o registro DOI 10.59279. A revista busca compor uma base dados, com acervo da área temática de Ciências Físicas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Esse conteúdo tem acesso livre, facetado nas seguintes grandes áreas de conhecimento: 

1.1. Ciências Sociais Aplicadas: Arquitetura, Urbanismo e Design (área 29), Direito (área 26), Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (área 27); 

1.2. Engenharias: Engenharia Civil (área 10) e demais Engenharias (áreas 12, 13 e 14); e

1.3. Interdisciplinar (área 45): Ciências Ambientais (área 49) e Ensino (área 46).

  

2. MISSÃO

A missão da revista IMPACT projects é registrar e difundir a produção do conhecimento científico e de mercado profissional, realizada por docentes, técnicos, discentes, pesquisadores e profissionais. O periódico também propõe um espaço para dá visibilidade as atividades de extensão, pesquisa, ensino e práticas, seja no campo acadêmico, construtivo ou educacional.

  

3. OBJETIVO

Disponibilizar o conhecimento a partir de artigos de pesquisa publicados online, mediante avaliação prévia para manter a qualidade dos textos completos do periódico.

3.1. Divulgar a realização e resultados de pesquisa para a produção e popularização de conhecimento científico;

3.2. Difundir o conhecimento e práticas resultantes de projetos que impactam efetivamente a comunidade;

3.3. Oferecer espaço eletrônico para a publicação de trabalhos científicos e tecnológicos em diferentes áreas de conhecimento; e

3.4. Contribuir com a consolidação institucional e a valorização da comunidade acadêmica atuante e comprometida com o bem comum e o desenvolvimento social.

 

4. FOCO E ESCOPO

A revista IMPACT projects está voltada para publicação de artigos de modo a fomentar a publicação, dando visibilidade aos resultados provenientes de Relatórios Técnicos Conclusivos de PósDoc, Teses, Dissertações, PFC’s, TCC's e Projetos, seja de extensão, pesquisa, ensino, bem como a atuação profissional no mercado de trabalho, seja construtivo, de formação ou de educação.

A revista está dividida em cinco capítulos, além do editorial, visando o compartilhamento e divulgação de pesquisas à comunidade acadêmica e ao campo profissional, com enfoque na área tecnológica e de inovação, observando diretrizes de sustentabilidade, que diretamente impactam a realidade social.

O periódico possui fluxo contínuo e a cada edição os trabalhos podem ser submetidos e aprovados na categoria de artigo completo, observando suas diretrizes. Para melhor organização da revista, os trabalhos devem ser submetidos de acordo com a área de interesse, a que melhor os comportem, dentre às cinco seções.

  

5. SEÇÃO

EDITORIAL

Texto argumentativo com a função de apresentar a opinião sobre a área temática Ciências Físicas, Tecnológicas e Multidisciplinar, para intercâmbio da produção acadêmica, profissional e de pesquisa vinculada a programas de pós-graduação.

SEÇÃO 01: AMBIENTE CONSTRUÍDO - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado a todas as etapas envolvidas na produção do ambiente construído, considerando a interface da sustentabilidade e inovação. Esta seção está relacionada a publicação de resultados de pesquisas científicas e de atuação no mercado de trabalho, referente às seguintes áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Multidisciplinar. As abordagens podem comportar desde a concepção, projeto, produção, operação, manutenção, demolição até a reciclagem ou reutilização de edificações e do seu entorno imediato. Esta seção também pode incluir pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de inovação de cada uma dessas etapas, com o objetivo de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no segmento de produção do ambiente construído.

SEÇÃO 02: ESTRUTURA - DESEMPENHO E SEGURANÇA

Produção de conhecimento científico e tecnológico sobre a questão estrutural, considerando as seguintes abordagens: resistência, desempenho, problema e recuperação. Esta seção está voltada para a publicação de pesquisas científicas e de atuações no mercado de trabalho sobre manifestações patológicas na indústria da construção civil, evidenciando suas causas e soluções, controle tecnológico, métodos de caracterização de materiais e técnicas de manutenção, visando o aumento da vida útil da edificação, recuperação de manifestações patológicas conhecidas no meio científico, reforço de estruturas metálicas, de concreto armado e de madeira, assim como de estruturas mistas, em consequência das patologias estruturais, utilizando soluções convencionais ou inovadoras na indústria da construção civil.

SEÇÃO 03: IMPACTO SOCIOECONÔMICO

Produção de conhecimento científico e de mercado financeiro sobre os impactos sociais e econômicos provenientes da atuação e repercussão de projetos, que buscam a valorização da pesquisa, do ensino, da extensão, da educação e de mercado. A seção busca proporcionar espaço para abordagens sobre a relação da pessoa, da cadeia de produção e seus respectivos impactos econômicos e sociais. Ou seja, esta seção está relacionada a publicação de resultados de pesquisas científicas e de atuação no mercado de trabalho, referente às seguintes áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Interdisciplinar.

SEÇÃO 04: SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Produção de conhecimento científico que correlacione a sustentabilidade com a questão urbana, evidenciando as convergência e divergências, tensões e contradições inerentes ao processo de produção do espaço urbano. A seção dedica espaço para publicação de resultados de pesquisa sobre o planejamento e o gerenciamento integrado dos sistemas urbanos de abastecimento de água, da drenagem urbana, do esgotamento sanitário e dos resíduos sólidos, visando as melhores soluções para as questões enfrentadas no segmento da infraestrutura urbana e o meio ambiente. Ressaltando que também comporta as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de geração de energia em suas diferentes formas com vista à manutenção e conservação do meio ambiente, bem como de estratégias e caminhos para a intensificação do uso energético, de modo eficiente e alternativo.

SEÇÃO 05: IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO

Produção de conhecimento de práticas científicas, tecnológicas e mercadológicas, visando dispor de um espaço aberto e plural para comportar experiências profissionais, em conformidade com o escopo desta revista. Ressaltando que a seção busca fomentar um espaço para divulgar e valorizar resultados de ações acadêmicas ou provenientes do mercado de trabalho. Também possibilita a visibilidade e o intercâmbio de práticas, reflexões, experimentos e potencialidades de ações resultantes de projetos de impacto científico e de mercado profissional, que comportam o campo de formação e atuação profissional. Ou seja, esta seção está relacionada a publicação de resultados de pesquisas científicas e de atuação no mercado de trabalho, referente às seguintes áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Interdisciplinar.

  

6. POLÍTICA EDITORIAL

Os trabalhos devem ser inéditos e originais, apresentando resultados com uma discussão sobre a abordagem e o escopo da revista. A fundamentação teórica deve ser comprovada, mediante revisão bibliográfica atualizada, e obrigatoriamente, incluir literatura nacional e internacional. No manuscrito também deve-se esclarecer sobre o método de pesquisa adotado para o desenvolvimento do trabalho. Sendo que, nas conclusões deve-se, de maneira clara e concisa, redigir sobre as contribuições efetivas para o avanço do conhecimento científico e tecnológico ao tema abordado.

A avaliação dos trabalhos será restrita a pesquisa já concluída, ou em estágio avançado de desenvolvimento, como por exemplo, etapa do estado da arte, coleta de dados, tabulação e análise de dados, diagramação e representação gráfica de pesquisas, que comporte a ideia da pesquisa e seus resultados inovadores, pautados na metodologia científica adotada.

A cada manuscrito deve-se considerar de 10 (dez) a 20 (vinte) páginas, observando a inclusão de figuras, tabelas, diagramas; sendo aceitável no máximo 25 (vinte cinco), considerando referências e anexos. O trabalho poderá dispor das seguintes seções: 1. Introdução; 2. Revisão Bibliográfica (com o específico tema a ser abordado); 3. Procedimentos Metodológicos; 4. Aplicações e/ou Resultados; 5. Análise dos Resultados; 6. Conclusão ou Considerações Finais; Referências (sem numeração); e Agradecimentos (opcional e sem numeração).

Vale ressaltar que, não é obrigatório utilizar os títulos específicos, supracitados, no entanto, deve-se informar ou situar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par da delimitação e do conhecimento já existente. Os trabalhos devem atender ao escopo editorial da revista e às instruções aos autores, conforme disposto em template.

Os trabalhos submetidos à revista serão analisados preliminarmente pela Editora Gerente, sendo somente os selecionados, encaminhados aos Editores de Seção. Na sequência, caberá aos Editores de Seção encaminhar os manuscritos para avaliação por pares. A decisão final quanto a publicação do trabalho estará de acordo com a média das notas dos revisores.

Os trabalhos submetidos devem ser direcionados exclusivamente à revista IMPACT projects, não sendo permitida a apresentação simultânea em outro periódico. Tendo em vista, que devam ser trabalhos originais e inéditos, a princípio as contribuições podem ser apresentadas em português, espanhol ou inglês, sendo necessário o resumo na versão em inglês, nos trabalhos em português.

Durante o processo de avaliação dos trabalhos pelos pares será garantido o anonimato e a confidencialidade dos autores e dos revisores. Todos os trabalhos publicados são de propriedade dessa revista, sendo vedada tanto a reprodução, total ou parcial, em outros periódicos, seja no formato impresso ou eletrônico, assim como a sua tradução para outro idioma sem a autorização, ou a citação em referência bibliográfica.

  

7. PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A revista possui a revisão por pares, às cegas, para isenção e parcialidade dos colaboradores do comitê científico. O artigo passa por uma primeira análise dos organizadores quanto ao tema e omissão de identificação dos autores, atendendo esses requisitos, o artigo é submetido à pelo menos dois revisores.

Desse modo, a revisão e emissão dos pareceres ocorrerá na forma de PEER BLIND REVIEW (revisão dupla e cega), na qual nem autores, nem revisores são identificados. Assim, quanto à publicação, a revista atua de acordo com os seguintes princípios éticos de Códigos de Ética e de Boas Práticas:

  1. da American Educational Research Association - AERA ( https://cdn.ymaws.com/wera.site-ym.com/resource/resmgr/a_general/aera.pdf);
  2. do Código de Boas Práticas Científicas - FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/2014/ FAPESP-Code_of_Good_Scientific_Practice.pdf);
  3. do Council of Science Editors - CSE (https://www.councilscienceeditors.org/code-of-conduct); e
  4. das Diretrizes de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guide-to-Best-Practices-for-Strengthening-Ethics-in-Scientific-Publishing.pdf).

  

8. PERIODICIDADE

Publicação semestral, com ao menos uma edição regular ao ano, assim como, conta com pelo menos uma edição especial ao ano.

  

9. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A revista oferece acesso online de seu conteúdo, em conformidade com o princípio de disponibilidade gratuita do conhecimento científico e de mercado ao público, visando a democratização e o fomento da ciência, com acesso livre mediante a disponibilização de seus artigos na web de modo gratuito.

  

10. DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

O cadastro no sistema UNIFESSPA/Periódicos e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão dos trabalhos, assim como para acompanhar o processo editorial em fase de análise, observando que não são cobradas taxas para submissão e avaliação dos manuscritos. Ressaltando que o período de submissão é de fluxo contínuo, em conformidade com os templates da revista.

Esses templates para submissão estão disponíveis em: https://pusc.unifesspa.edu.br/template.html

  

11. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

No processo de submissão, os autores devem verificar os requisitos em relação a todos os itens exigidos para contribuições originais e inéditas, assim não pode estar sendo avaliada para publicação em outra revista, caso contrário, deve-se justificar a submissão. Vale lembrar, que as submissões devem cumprir com requisitos relacionados as normas vigentes da NBR/ABNT, caso contrário, os trabalhos serão devolvidos aos autores. Assim, como parte do processo de submissão, os autores precisam verificar a conformidade da submissão em relação a todos os requisitos desta revista, que estão disponíveis em seu site e no template. As submissões que não estiverem de acordo com esses requisitos serão devolvidas aos autores.

  

12. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  

13. COMITÊ CIENTÍFICO

O corpo de revisores comporta professores e pesquisadores de instituições públicas e do setor privado para revisão às cegas e aos pares. Além dos professores da UNIFESSPA, também constam professores/pesquisadores de outras instituições, seja nacional ou internacional, com currículo compatível, às seções temáticas desta Revista.

  

14. COMITÊ DE INFRAESTRUTURA E APOIO

A revista conta com o apoio técnico de servidores com o seguinte vínculo: 02 (dois) docentes da UNIFESSPA/IEA/FATEC, 01 (um) docente da UNIFESSPA/IEA/FAU, 01 (um) docente da UNIFESSPA/IEA/FCE, 01 (um) docente da UNIFESSPA/IGE, 02 (dois) docentes da UNIR, 02 (dois) docentes da UFSC, 01 (um) docente da UFPA e 01 (uma) docente da Pontificia Universidad Católica del Ecuador - sede Ibarra.