Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
- O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
01. AMBIENTE CONSTRUÍDO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado a todas as etapas envolvidas na produção do ambiente construído, considerando a interface da sustentabilidade e inovação. Esta seção está relacionada a publicação de resultados de pesquisas científicas e de atuação no mercado de trabalho, referente à área do conhecimento chamada de Tecnologia do Ambiente Construído, que engloba desde a concepção, projeto, produção, operação, manutenção, demolição até a reciclagem ou reutilização de edificações e do seu entorno imediato. Ressalta-se ainda que esta seção também comporta pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de inovação de cada uma destas etapas e tem como objetivo buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no segmento de produção do ambiente construído.
02. ESTRUTURA: DESEMPENHO E SEGURANÇA
Produção de conhecimento científico e tecnológico sobre a questão estrutural, considerando as seguintes abordagens: resistência, desempenho, problema e recuperação. Essa seção está voltada para a publicação de pesquisas científicas e de atuações no mercado de trabalho sobre manifestações patológicas na indústria da construção civil, evidenciando suas causas e soluções, controle tecnológico, métodos de caracterização de materiais e técnicas de manutenção, visando o aumento da vida útil da edificação, recuperação de manifestações patológicas conhecidas no meio científico, reforço de estruturas metálicas, de concreto armado e de madeira, assim como de estruturas mistas, em consequência das patologias estruturais, utilizando soluções convencionais ou inovadoras na indústria da construção civil.
03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO
Produção de conhecimento científico e do mercado financeiro sobre os impactos sociais e econômicos provenientes da atuação e repercussão de projetos, que buscam a valorização da pesquisa, do ensino, da extensão e de mercado. A seção busca proporcionar espaço para abordagens sobre a relação da pessoa, da cadeia de produção e seus respectivos impactos econômicos e sociais. Reúne coletânea de artigos com resultados de trabalhos que tenham impactado o mercado profissional e acadêmico.
04. SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Produção de conhecimento científico que correlacione a sustentabilidade com a questão urbana, evidenciando as convergência e divergências, tensões e contradições inerentes ao processo de produção do espaço. A seção dedica espaço para publicação de resultados de pesquisa sobre o planejamento e o gerenciamento integrado dos sistemas urbanos de abastecimento de água, da drenagem urbana, do esgotamento sanitário e dos resíduos sólidos, visando as melhores soluções para as questões enfrentadas no segmento da infraestrutura urbana e o meio ambiente. Ressaltando que também comporta as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de geração de energia em suas diferentes formas com vista à manutenção e conservação do meio ambiente, bem como de estratégias e caminhos para a intensificação do uso energético, de modo eficiente e alternativo.
05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO
Produção de conhecimento de práticas científicas, tecnológicas e mercadológicas, visando dispor de um espaço aberto e plural para comportar experiências profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em conformidade com o escopo desta revista. Ressaltando que a seção busca fomentar um espaço para divulgar e valorizar resultados de ações acadêmicas ou provenientes do mercado de trabalho. Também possibilita a visibilidade e o intercâmbio de práticas, reflexões, experimentos e potencialidades de ações resultantes de projetos de impacto social e científico, que comportam o campo de formação e atuação profissional, mediante as seguintes abrangências: ensino, pesquisa, extensão, educação, desenvolvimento regional, mercado de trabalho e inclusão social. Ou seja, a seção permite reunir trabalhos para a socialização e a valorização de práticas acadêmicas e profissionais, voltadas para os interesses e necessidades da sociedade.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.