A APLICABILIDADE E A EFICIÊNCIA DA MATRIZ SWOT PARA O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO

Palavras-chave: Análise SWOT, Arquitetura e urbanismo, Qualidade do ambiente, Processo de projeto

Resumo

Este estudo possui o objetivo que demonstrar a aplicabilidade e a eficiência da matriz SWOT/ FOFA, no campo da arquitetura e do urbanismo, para o gerenciamento da qualidade do projeto. Esta análise justifica-se pela possibilidade de utilizar o SWOT na avaliação pré-projeto (APP) e na avaliação pós-ocupação (APO). Através do método correlacional foram estudadas as relações existentes entre a matriz FOFA e os processos arquitetônicos, para verificar as congruências entre ambos. Pela revisão sistemática, buscou-se demonstrar como a análise SWOT contribui para o processo de projeto. Ao identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, de um empreendimento, são gerados dados que permitem embasar, justificar e consolidar as soluções propostas. Assim, através dos exemplos analisados, nota-se que a matriz FOFA é uma ferramenta adequada para o planejamento estratégico de projetos. Isto, pois, permite estruturar um processo produtivo que corrobora para qualidade dos ambientes construídos e para a satisfação dos usuários.

Biografia do Autor

Juliana Christiny Mello da Silva, Mestranda, PROARQ-UFRJ

Arquiteta e Urbanista, graduada em 2020, pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente está cursando o Mestrado Acadêmico em arquitetura no PROARQ - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, FAU/UFRJ, sendo bolsista do programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ. Finalizou em 2021 a especialização em Neuroarquitetura, pela Faculdade Unyleya, com a finalidade de aprofundar os estudos acerca da relação existente entre pessoa-ambiente construído e os impactos da arquitetura sobre os comportamentos dos seus usuários. Possui interesse sobre as temáticas relacionadas com projetos de arquitetura escolar, arquitetura sensorial, conforto ambiental, avaliação pós-ocupação (APO), processo de projeto e arquitetura sustentável.

Sylvia Meimaridou Rola, Dra., PROARQ-UFRJ

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012. Diretora Adjunto de Extensão de 2014/01 a 2018/01, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora Adjunto de Graduação de 2020/01 a 2022/01. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, Conforto Ambiental, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas.

Paula de Castro Brasil, Dra., UERJ/UNILASALLE-RJ

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (2006). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (linha de pesquisa Projeto, Produção e Gestão) pela Universidade Federal Fluminense (2010). Doutora em Arquitetura (linha de pesquisa Projeto e Sustentabilidade) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/ UFRJ (2014). Pós-doutorado em Inovação e tecnologias para a qualidade do projeto - PPGAU/UFF e Fraunhofer Institut (2016). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ), graduação em Engenharia. Professora e Coordenadora da Graduação Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ.Coordena o grupo de pesquisa Gestão de projetos e sustentabilidade (GPS). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental - LabCECA/UFF na área de gestão de processo de projeto em edificações sustentáveis.Tem experiência nas áreas de arquitetura e construção civil com ênfase em: Gestão do processo de projeto, Gestão da Construção, Modelagem da informação (BIM), Tecnologia da construção, e Sustentabilidade. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP desde 2018.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 591
  • PDF 0
Como Citar
Silva, J. C., Rola, S., & Brasil, P. (2022). A APLICABILIDADE E A EFICIÊNCIA DA MATRIZ SWOT PARA O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO. IMPACT Projects, 1(1), 61-74. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1937
Seção
02. ESTRUTURA: DESEMPENHO E SEGURANÇA