REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) DE TUBULAÇÕES DE PVC

Palavras-chave: Tubos de PVC, Avaliação do ciclo de vida, Mapeamento sistêmico

Resumo

Um dos grandes resultados da COP26 foi o acordo firmado entre diversos países, incluindo o Brasil, em diminuir, até o ano de 2030, 30% da emissão de gás metano na atmosfera. Dessa forma, faz-se necessário identificar quais os encadeamentos da atividade humana que colaboram com a geração deste poluente e levantar ações que minimizem a sua liberação, para tal vem sendo realizados estudos sobre a ACV de materiais. Tendo em vista que a indústria de PVC está apresentando um crescimento acelerado no cenário mundial e que, nacionalmente, ela se sobressai na fabricação de tubos e conexões para a construção civil, esse trabalho tem como objetivo verificar a situação atual de pesquisas a respeito de ACVs de tubos de PVC por meio um mapeamento sistemático. Observou-se que esse tema ainda é pouco estudado no Brasil e que as principais fontes de emissão de gás metano correspondem aos processos fabricação das tubulações.

Biografia do Autor

Rigley César Matias Gonçalves, Mestrando, Universidade Federal de Catalão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Catalão, com ênfase de pesquisa sob a ótica da sustentabilidade na construção civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Foi aluno cientista pesquisador no projeto Engenharia Legal, na Universidade Federal de Goiás, voltado a desenvolver e analisar técnicas sustentáveis que possam contribuir com o equilíbrio do meio ambiente e impulsionar a economia. Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Luziânia.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 146
  • PDF 0
Como Citar
de Paula, H., & Gonçalves, R. C. (2022). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) DE TUBULAÇÕES DE PVC. IMPACT Projects, 1(1), 89-100. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1945
Seção
02. ESTRUTURA: DESEMPENHO E SEGURANÇA