DESIGN E A SOCIEDADE: relações colaborativas

Palavras-chave: Design e sociedade; Inovação e Cultura; Consciência e Sustentabilidade;

Resumo

Nos últimos anos um tema muito discutido na comunidade acadêmica, sobre do Design e a sua capacidade de promover melhoria social, uma sociedade consciente quanto ao entendimento dos objetos de Design na sociedade. Onde não se encontra só o desejo de contribuir para a resolução das questões sociais e para o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável economicamente e socialmente, mas também a ideia de que a estratégia de Design parte das experiências criativas, participativas e colaborativas. O artigo tem como objetivo levantar questões e discussões sobre a responsabilidade das áreas como: Design e Sociedade, com o método científico com base em análise teórico, assim, portanto, trata-se do Design com a Sociedade e não de Design para a Sociedade. A discussão encontrou espaço nas análises/pesquisas de Clive Dilnot, que trata sobre “Design as a socially significant activity: An introduction” (Tradução literal: Design como uma atividade socialmente significativa: Uma introdução).

Biografia do Autor

Tomás Queiroz Ferreira Barata, Dr., USP

Professor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo ? FAUUSP e professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ? FAU/USP e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação ? FAAC/UNESP, campus de Bauru. Doutor em Engenharia Civil, área de concentração em arquitetura e construção pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (2008), mestre em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em tecnologia do ambiente construído pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1993), campus USP - São Carlos. Tem experiência na elaboração de projetos de arquitetura e design de produtos sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de projeto e produção de mobiliários, equipamentos urbanos, componentes e sistemas construtivos pré-fabricados em madeira e materiais de fontes renováveis.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 95
  • PDF 0
Como Citar
Paulo, M., & Barata, T. (2022). DESIGN E A SOCIEDADE: relações colaborativas. IMPACT Projects, 1(1), 205-216. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1946
Seção
05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO